Canguçu, sábado, 3 de maio de 2025
Menu

Estações de tratamento de esgoto passam por obras em Canguçu

De acordo com a Prefeitura, as obras devem beneficiar mais de 5 mil moradores e permitir a coleta e o tratamento do esgoto em cerca de 1,4 mil imóveis.


A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) iniciou obras de melhorias nas estações de tratamento de esgoto (ETEs) de Canguçu. O investimento total é de R$ 191 mil e contempla as unidades Guido Otto, Condomínio Bella Vista e Zezeco Pereira.

As intervenções têm prazo estimado de 60 dias e incluem serviços como pintura, cercamento, troca de motores e readequações nas estruturas elétrica e hidráulica. Também está prevista a implantação de 300 metros de rede coletora, com o objetivo de encaminhar os efluentes até a ETE Guido Otto.

Segundo a Prefeitura, aproximadamente 5 mil moradores devem ser beneficiados com as melhorias. A expectativa é de que cerca de 1,4 mil imóveis passem a ter coleta e tratamento de esgoto após a conclusão das obras.

“Esses vão ser os primeiros imóveis com esgoto 100% tratado. Será o passo inicial para o alcance da meta de 90% de esgoto tratado até 2033”, explica Gustavo Rockenbach, coordenador operacional da Corsan em Canguçu.

Para Etiele Amaral, supervisora regional das estações, as intervenções são essenciais para garantir o funcionamento adequado das ETEs e a destinação correta dos resíduos. “É um avanço importante na estrutura do saneamento e na proteção dos recursos hídricos”, destaca.

A ação integra a estratégia da Corsan para atender às metas do Marco Legal do Saneamento, que prevê a universalização do acesso a serviços de água potável e esgotamento sanitário até 2033. No total, a companhia projeta investir cerca de R$ 1,5 bilhão por ano nos 317 municípios onde atua no Rio Grande do Sul.