Encerrada a colheita do arroz no Rio Grande do Sul
Estado é responsável por mais de 70% da produção nacional
O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) informa que a colheita do arroz no Rio Grande do Sul está oficialmente encerrada. A conclusão foi registrada nesta quinta-feira (12) pela equipe técnica da autarquia, que acompanha a evolução da safra 2024/2025 em todas as regiões produtoras do estado.
Embora ainda reste uma pequena área a ser colhida em alguns municípios, o volume remanescente é considerado pouco significante do ponto de vista estatístico. Por isso, o Irga considera encerrado o ciclo de colheita da safra atual.
As informações consolidadas sobre a área colhida, produtividade média, produção total e área perdida estão sendo finalizadas e farão parte do Relatório Final da Safra 2024/2025, documento que será divulgado pelo Irga.
Segundo Luiz Fernando Siqueira, gerente da Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), o trabalho da equipe técnica está concentrado na apuração dos dados colhidos ao longo dos últimos meses. “Foi uma colheita que exigiu atenção em diversas frentes, e agora estamos focados na análise detalhada das informações para apresentar um panorama fiel da safra”, explica Siqueira.
Responsável por mais de 70% da produção nacional de arroz, o Rio Grande do Sul mantém sua posição de destaque no cenário orizícola brasileiro. O Irga reforça seu compromisso com o acompanhamento técnico e a transparência dos dados, contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva do arroz no estado.
Fonte: Governo RS