Canguçu, quarta-feira, 24 de abril de 2024
Menu

Dia de Cooperar será realizado no próximo sábado pelo Sicredi

No próximo sábado (2), o Sicredi se junta à mobilização do Dia C (Dia de Cooperar), uma iniciativa nacional liderada pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), que ocorre sempre no Dia Internacional do Cooperativismo – primeiro sábado de julho, e que busca demonstrar a força do cooperativismo em prol das transformações sociais.Este ano o mote […]


No próximo sábado (2), o Sicredi se junta à mobilização do Dia C (Dia de Cooperar), uma iniciativa nacional liderada pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), que ocorre sempre no Dia Internacional do Cooperativismo – primeiro sábado de julho, e que busca demonstrar a força do cooperativismo em prol das transformações sociais.

Este ano o mote da data é “atitudes simples, movem o mundo”; as organizações participantes realizarão ações de responsabilidade social nas comunidades, alinhadas aos princípios do cooperativismo, por meio de iniciativas de voluntariado.

“O Dia C é uma data muito especial para o Sicredi, pois mobiliza milhares de pessoas e promove uma série de ações que contribuem para o desenvolvimento local. Queremos fomentar o movimento de voluntariado através da cooperação, do compartilhamento do tempo e do conhecimento das pessoas. Entendemos que assim, construiremos juntos uma sociedade mais próspera e solidária”, afirma Romeo Balzan, superintende da Fundação Sicredi.

Iniciativas

Entre as várias iniciativas a serem realizadas diretamente pelas cooperativas de cada região, estão o desenvolvimento de oficinas dos mais diversos temas como compostagem, culinária, saúde mental, hábitos saudáveis, gestão de carreira para mulheres empreendedoras, consumo consciente, formas de reutilizar a água e inclusão de idosos na era digital. Outras ações propostas são atividades físicas ao ar livre e ações de incentivo à leitura com a participação de contadores de histórias.

Pacto com o desenvolvimento sustentável

O apoio ao Dia C é uma das ações do Sicredi que materializam o seu compromisso com o Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que visa estimular as empresas a adotarem políticas de responsabilidade social corporativa e de sustentabilidade por meio da adesão a dez princípios relacionados a direitos humanos, trabalho, meio ambiente e corrupção.

Ao aderir à iniciativa, em 2020, o Sicredi se comprometeu a contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) tendo-os como norteadores para o seu desenvolvimento sustentável.

Engajamento

Os ODS têm o objetivo de engajar organizações do mundo todo em metas como a erradicação da pobreza, o combate à mudança do clima e a preservação dos recursos naturais até 2030. As ações de voluntariado realizadas pelas cooperativas no Dia C, por exemplo, são relacionadas a ODS 17 “Parceiras e meios de implementação”.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua.

 Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.200 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros. Site do Sicredi: www.sicredi.com.br.

Fonte: Imprensa Sicredi