Canguçu, sábado, 18 de maio de 2024
Menu

Defensoria Pública registra aumento nos casos de violência policial no RS

Denúncias subiram 41% em 2022 e foram mais registradas na Região Metropolitana de Porto Alegre.


A Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (DPE) registrou um aumento de 41% no número de atendimentos envolvendo relatos de violência policial no Estado em 2022. Em 2021, foram 751 atendimentos, número que subiu para 1.061 em 2022. Os dados foram divulgados no fim de fevereiro, em um evento promovido pela Defensoria, que abordou o tema.

Os relatos abrangem denúncias contra agentes de diferentes esferas das forças de segurança, incluindo Brigada Militar, Polícia Civil, Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) e as Guardas Municipais. A maior parte dos casos foram registrados na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Dos casos que estão sob acompanhamento do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria, a maior parte traz relatos de violência física. Outros denunciam ameaças verbais, sufocamento, invasão de domicílio, destruição e apreensão de bens e até choques elétricos.

O mesmo relatório da Defensoria aponta ainda que, no período de 2022, aconteceram seis mortes em decorrência de ações policiais no Rio Grande do Sul.

Fonte: GZH