Canguçu, quinta-feira, 25 de abril de 2024
Menu

Conheça os candidatos à prefeitura de Canguçu

O período de campanha eleitoral começou efetivamente no último domingo (27). É o momento em que os políticos de fato se aproximam da população, que recebe ideias e projetos e tem a oportunidade de responder com anseios. Para que este diálogo seja possível, é importante conhecer cada um dos candidatos. Por isso, o Canguçu Online […]


O período de campanha eleitoral começou efetivamente no último domingo (27). É o momento em que os políticos de fato se aproximam da população, que recebe ideias e projetos e tem a oportunidade de responder com anseios. Para que este diálogo seja possível, é importante conhecer cada um dos candidatos. Por isso, o Canguçu Online apresenta ao leitor os postulantes ao Executivo canguçuense.

Cinco chapas concorrem à prefeitura de Canguçu na eleição de 2020. Quatro homens e uma mulher desejam ocupar o posto de prefeito pelos próximos quatro anos. Os partidos? PT, PP, PSDB, PDT e MDB, com suas devidas coligações.

Por ordem alfabética, a primeira candidata é Célis Madrid, do PT. Natural de Caçapava do Sul, Célis tem 56 anos e é servidora pública municipal e sindicalista histórica no município. Muito em função da profissão que desempenhou por muitos anos, a petista luta pela manutenção dos direitos adquiridos pelos servidores públicos e pelo fortalecimento da categoria.

O vice-prefeito na chapa do PT é Lucas Timm, do mesmo partido. Natural de Canguçu, ele tem 34 anos e é estudante.

Candidatos: Célis Madrid e Lucas Timm
Coligação: PT

A segunda chapa é encabeçada por Cássio Mota, do Progressistas. Natural de Canguçu, aos 66 anos ele já trabalhou na Secretaria Estadual de Saúde, em diversos cargos, e respondeu pela Secretaria Municipal de Saúde de Canguçu durante os oito anos anteriores ao seu mandato como prefeito. Cássio esteve à frente da prefeitura de Canguçu por oito anos, de 2004 a 2012.

O vice-prefeito na chapa do PP é Cristian Carvalho, o Tite, do mesmo partido. Natural de Canguçu, ele tem 34 anos e é empresário.

Candidatos: Cássio Mota e Cristian Tite
Coligação: PP

O candidato do PDT é Neviton Nornberg, o Nevinho, atual vereador no município. Hoje com 42 anos, Nevinho foi eleito para o Legislativo canguçuense como o segundo candidato mais votado no pleito de 2016. Natural de Canguçu, ele promete um projeto de “futuro e esperança” pós-pandemia, tendo a saúde como prioridade e um foco especial nas comunidades do interior.

O vice-prefeito na chapa do PDT é César Silva, do PSB. Natural de Rio Grande, ele tem 57 anos e também é vereador em Canguçu.

Candidatos: Nevinho Nornberg e César Silva
Coligação: Canguçu para todos (PDT – PSB)

Rodnei é o líder do PSDB na eleição majoritária canguçuense. Natural do 5º Distrito de Canguçu, da localidade Costa do Sapato, o tucano teve sua vida sempre ligada aos afazeres da propriedade rural, que o influenciaram à formação de engenheiro agrônomo. Rodnei é vereador no município há 12 anos e aponta a “honestidade e o trabalho” como seu combustível diário de vida.

O vice-prefeito do PSDB é Álvaro Madruga, do mesmo partido. Natural de Canguçu, ele tem 62 anos, é eletrotécnico e empresário.

Candidatos: Rodnei e Álvaro Madruga
Coligação: PSDB

A quinta chapa é a da situação. O candidato é Vinicius Pegoraro, do MDB, atual prefeito. Natural de Canguçu, ele tem 34 anos, é formado em Odontologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e foi vereador antes de chefiar o Executivo. Tornou-se perfeito após uma eleição histórica em 2016, disputada voto a voto com Cássio Mota, a quem venceu por menos de 3% dos votos válidos.

O vice-prefeito na chapa do MDB é Cledemir Gonçalves, o Professor Fininho. Natural de Piratini, ele tem 42 anos. É o atual vice-prefeito e, é claro, também professor.

Candidatos: Vinicius Pegoraro e Professor Fininho
Coligação: Canguçu em primeiro lugar (Republicano – MDB – PTB – PSL – Patriota)

A eleição de 2020 será realizada no dia 15 de novembro e seguirá uma série de normas impostas em função da pandemia.

*Imagens ilustrativas extraídas das páginas oficiais de campanha dos candidatos nesta terça-feira.