Canguçu, quinta-feira, 25 de abril de 2024
Menu

Conheça 20 curiosidades históricas de Canguçu

Canguçu é reconhecido nacionalmente pela sua cultura mista, que se perpetua no modelo de vida da agricultura familiar, município é a Capital Nacional da Agricultura Familiar. Local onde existe a preservação da cultura pomerana, de acordo com o pesquisador Nilso Pinz, os descendentes pomeranos correspondem a cerca de 50% da população. Canguçu também atua na […]


Canguçu é reconhecido nacionalmente pela sua cultura mista, que se perpetua no modelo de vida da agricultura familiar, município é a Capital Nacional da Agricultura Familiar. Local onde existe a preservação da cultura pomerana, de acordo com o pesquisador Nilso Pinz, os descendentes pomeranos correspondem a cerca de 50% da população. Canguçu também atua na valorização resgate histórico da cultura africana por meio dos quilombos, Canguçu leva o título de município com o maior número de quilombos do estado do Rio Grande do Sul.

Além disso, Canguçu é considerado o município com o maior número de minifúndios do Brasil, possuindo cerca de 14 mil propriedades rurais. Mas você sabe sobre o passado, o que estas terras já presenciaram? Para entender um pouco mais sobre as vivências da Serra do Tapes, o Canguçu Online separou 20 curiosidades históricas sobre o município.

Marco inicial da cidade, Capela nossa Senhora da conceição  construída por volta do ano de 1800 (Foto: reprodução)

1861 – É construído o prédio histórico ao lado da Igreja Matriz, onde foi instalada a Secretaria Municipal de Educação em 1973 e hoje abriga a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. (prédio tombado como patrimônio Público).
1870 – Inaugura o atual Cemitério Municipal. Antes estava localizado no terreno onde hoje está edificada a Escola Estadual “Irmãos Andradas e a Praça Central”.
1879 – É concluído o palácio dos Piégas que mais tarde abrigou a Intendência, depois a Prefeitura e hoje a Casa de Cultura “Marlene Barbosa Coelho”.
1890 – Criado o Registro de Imóveis.

Eventos anuais contavam com desfiles de crianças e adultos (Foto: reprodução)

1893 – É destruída a valiosa biblioteca “Éden Cangussuense”, com mais de três mil volumes.
1901 – Instalação da Intendência onde hoje é a Casa de Cultura “Marlene Barbosa Coelho” que abriga Museu, Biblioteca, Secretaria de Cultura e a ACANDHIS.
1901- Construção da Praça Central, hoje, Praça Dr. Francisco Carlos dos Santos.
1911 – 1º Automóvel chega a Canguçu
1916 – Instalado o Serviço Telefônico.
1938 – 1ª Padaria: Padaria Modelo.

Rua principal, momento em que as pessoas se dirigiam ao centro para realizar as compras de mantimentos alimentícios (Foto: reprodução)

1938– Fundação da Sociedade Espírita Trabalhadores do Evangélico.
1939 – É criado o Cine Glória – Irmãos Valente.
1950 – É fundado o Hospital de Caridade de Canguçu.
1952 – 1ª tipografia por Milton Montagna.
1955 – início do Calçamento da Rua Gal. Osório.
1958 – Fundado o Sindicato Rural de Canguçu.
1962 – Nascia o Sindicato dos Trabalhadores Rurais
1962 -1ª Livraria-Livraria Mundial.
1972 – Criado o Museu Municipal Capitão Henrique José Barbosa.

Cacimba que abasteceu a cidade em uma seca no ano de 1941 (Foto: reprodução)

Fonte: Livro “Conhecendo Canguçu-Um Novo olhar”