Canguçu, terça-feira, 16 de abril de 2024
Menu

Como acessar o contracheque no INSS e saber se há descontos indevidos


O Grupo de Investigação (GDI) revelou que aposentados estão sofrendo descontos mensais não autorizados em seus contracheques a título de seguros que jamais contrataram. A fraude, efetivada com assinaturas falsificadas, está sendo investigada pela Polícia Federal.

Saiba como verificar se você é uma das vítimas:

Passo 1:

É preciso ir até a central de serviços “Meu INSS”, acessível por meio de computador ou celular (aplicativo disponível para download).

Além de verificar os contracheques, a ferramenta permite fazer agendamento e realizar outras consultas.

  1.  Para utilizar o Meu INSS, é preciso se cadastrar e obter uma senha no site da instituição. O endereço é https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/
  2. Na página do INSS, figuras de cadeados indicam quais os serviços que exigirão senha. Em caso de dúvidas, as pessoas podem buscar auxílio junto ao fone 135.
  3. Para fazer o cadastro no Meu INSS, é preciso CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe para gerar um código de acesso provisório. Depois, o segurado deve fazer login, com a senha provisória.
  4. Em seguida, aparecerá mensagem para que o cidadão crie sua própria senha, que deve conter letras e números. Exemplo: “Seguranca1”.
  5.  A senha inicial para acessar o Meu INSS também pode ser conseguida diretamente pelo serviço de internet banking de algumas instituições bancárias: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil e Sicredi.

Passo 2:

Depois de cadastrar a senha, o aposentado deve escolher a opção “histórico de crédito de benefício”. Usado para comprovar que a pessoa recebe benefício do INSS, o histórico mostra sua renda mensal, detalha os valores, o banco e a data de pagamento. Entre os itens discriminados no contracheque, devem constar os descontos de seguros feitos por centrais associativas, caso eles existam.

 

 O histórico de crédito de benefício disponível é usado para comprovar que a pessoa recebe vencimento do INSS. Vale para fins legais como abertura de conta em bancos, gratuidade para idosos no transporte interestadual, programas educacionais, entre outras finalidades.

Informações: Jornal GaúchaZH