Canguçu, sexta-feira, 26 de abril de 2024
Menu

Cartazes afixados em postes no centro pedem aos canguçuenses que não soltem fogos de artifício

Chegando o final do ano, começam as festas e comemorações e, com elas, culturalmente ocorrem queimas e solturas de fogos de artifícios. Em Canguçu não é diferente, e para reforçar que a prática é proibida desde 2019, um grupo anônimo espalhou cartazes pela cidade para conscientizar sobre os efeitos destas ações nos animais.Alusivo a isso, […]


Chegando o final do ano, começam as festas e comemorações e, com elas, culturalmente ocorrem queimas e solturas de fogos de artifícios. Em Canguçu não é diferente, e para reforçar que a prática é proibida desde 2019, um grupo anônimo espalhou cartazes pela cidade para conscientizar sobre os efeitos destas ações nos animais.

Alusivo a isso, na manhã desta quinta-feira (30), os cartazes expostos tinham a seguinte mensagem:

“Proibido soltar fogos de artifício com ruídos! Multa de R$ 2 mil a R$ 10 mil. Lei 15.366/19. Os foguetes, rojões e todos os tipos de fogos de artifício ruidosos são extremamente danosos à saúde de pessoas idosas, enfermos, crianças autistas, bebês e animais domésticos como cachorros e gatos, além de animais silvestres. Seja consciente!”

Prática proibida por lei

A Lei nº 15.366 estabelece desde 2019 a proibição da queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos festivos de efeito sonoro ruidoso, que ultrapassem os cem decibéis à distância de cem metros de sua deflagração, em todo o território do Estado do Rio Grande do Sul.

Fogos de artifício afetam aos animais

Durante o réveillon, a principal preocupação dos tutores é o cuidado com os animais domésticos que sofrem com o barulho causado pelos fogos de artifícios.

A cachorrinha “Pepa” foi resgatada pelo grupo após sofrer com maus tratos (Foto: arquivo pessoal)

Os animais são fortemente afetados devido a sua audição aguçada, isso gera uma série de consequência aos bichinhos, entre elas, a vontade de fugir do barulho, medo, tremores, taquicardia, agressividade, choro ou miado e latido excessivo.

A equipe de reportagem do Canguçu Online conversou com o Francisco Canez, representante do “Grupo Amigos de Pelô” que realiza ações em prol da causa animal, no município.

Embora não sejam os autores da distribuição de cartazes, os mesmos desempenham um papel gratuito, acolhendo e auxiliando animais de rua e abandonados. Conforme informou uma das representantes do grupo, “não temos um local para acolher os cães, eles passam por tratamento e se não forem adotados voltam pra rua castrados”.

Campanhas nas redes sociais

Nos últimos dias, diversos canguçuenses participaram de campanhas de conscientização sobre os fogos de artifício. Além de informar sobre a importância para a comunidade, as campanhas ainda recomendam que, caso ocorra a queima de fogos, existe a possibilidade de minimizar os riscos para os animais, deixando o pet dentro de casa, em um ambiente silencioso, e, se possível ouvindo uma playlist de músicas lentas para acalmá-lo.

Pepa depois de ser acolhida pelo grupo (Foto: arquivo pessoal)

“Olá Equipe do Canguçu Online!

Em nome de nosso grupo, agradecemos a disponibilidade para a divulgação de informações referentes aos danos causados pelos fogos de artifício, bombinhas e afins.

Não apenas os animais domésticos são prejudicados e impactados pelos estampidos, como também os autistas.

Quanto aos cães e gatos, a audição apurada é afetada diretamente devido aos altos sons resultantes destes objetos quando acionados, os quais são proibidos por Lei Estadual, uma informação pouco divulgada, ou então apenas desrespeitada por uma pequena parcela da população, que insiste ano após ano com tal prática.

Os animais, entram em desespero, procurando um local adequado para proteção, embora esconder-se não adianta, pois o estresse é desencadeado pelos barulho, enquanto contínuo.

Ocorrem casos de fatalidade, acidentes, mutilações entre outros.

Imaginem aos animais de rua, o quanto é insuportável e prejudicial.

Várioss são os motivos os quais sustentam as críticas dos protetores e ativistas dos animais e dos portadores de autismo, à reformulação da produção de fogos, de modo que já estamos realizando movimentos, junto de deputados vinculados à causa, para que ocorram tais mudanças.

Nosso principal apelo nesta época, é de que a população leve em consideração todas as consequências que isto causa, pois não é necessário festejar e desejar prosperidade a outro ano que se aproxima, causando problemas àqueles sensíveis.

Em nome de nosso projeto, agradecemos a todos aqueles amigos que ajudaram nossa causa neste ano que se conclui, e à comunidade canguçuense, um 2022 de muita paz e realizações ao nosso município.

Muito obrigado amigos do Canguçu Online, lhes desejamos um ano repleto de conquistas e muito sucesso”, informou, em nota, o representante do grupo.

Pepa depois do resgate (Foto: arquivo pessoal)