Canguçu, quinta-feira, 25 de abril de 2024
Menu

Canguçu ganha nova estação meteorológica na Glória, 1º Distrito

“Em tempo real, é possível acessar informações como: temperatura do ar, umidade relativa, pressão, velocidade do vento, precipitação, direção do vento, radiação solar, ponto de orvalho, entre outras variáveis”, explicam os alunos da UFPel, Letícia Prechesniuki Alves e Gabriel Gorga Cardoso


Desde o dia 21 de junho, Canguçu passou a contar com uma nova estação meteorológica. O equipamento que registra os fenômenos meteorológicos foi instalado na propriedade de Nívia Rodrigues, na localidade da Glória, 1º Distrito de Canguçu, na região da estrada de desvio da praça de pedágio.

O projeto é coordenado por alunos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel): Letícia Prechesniuki Alves, que cursa o 6º semestre de Meteorologia, e Gabriel Gorga Cardoso, 1º semestre de Geografia.

O local escolhido está localizado em área de baixada, onde, em noite de céu claro e ar estável, se concentra o ar mais frio, deixando as áreas mais baixas do relevo mais geladas que os altos e topos.
Letícia Prechesniuki, em entrevista exclusiva ao Canguçu Online

A estação não fornece dados apenas para meteorologistas. Moradores de Canguçu e interessados podem acessar os dados diariamente pela internet (clique aqui e acesse).

Na quinta-feira (27), feriado municipal pelos 162 anos de Canguçu, a temperatura naquela estação registrou -3,4ºC, de acordo com os alunos da UFPel.

Em tempo real, é possível acessar informações como: temperatura do ar, umidade relativa, pressão, velocidade do vento, precipitação, direção do vento, radiação solar, ponto de orvalho, entre outras variáveis, que são importantes para o município de Canguçu, cuja produção é gerada pela agricultura e esta é altamente dependente dessas variáveis.
Letícia Prechesniuki

Como a estação está instalada em uma propriedade particular, não é permitida visitação.

> Clique e acesse a estação meteorológica da Glória, 1º Distrito