Canguçu, sexta-feira, 19 de abril de 2024
Menu

Canguçu é destaque em Cicloturismo no RS

O município predominantemente rural de Canguçu, também conhecido como a Capital Nacional da Agricultura Familiar, está dando importantes passos para a diversificação das atividades econômicas a partir do Turismo Rural e seus diversos segmentos, como o Cicloturismo.Nesse sentido, foi criado um grupo de Turismo Rural no município, integrado por diversas famílias que desenvolvem diferentes atividades em suas propriedades.Com envolvimento de instituições locais – […]


O município predominantemente rural de Canguçu, também conhecido como a Capital Nacional da Agricultura Familiar, está dando importantes passos para a diversificação das atividades econômicas a partir do Turismo Rural e seus diversos segmentos, como o Cicloturismo.

Nesse sentido, foi criado um grupo de Turismo Rural no município, integrado por diversas famílias que desenvolvem diferentes atividades em suas propriedades.

Com envolvimento de instituições locais – como a Prefeitura de Canguçu, Emater, Acican e outros grupos – foi identificado o anseio das famílias em diversificar suas fontes de renda. Assim, o Turismo Rural passou a ser trabalhado para gerar visibilidade e atração de novos nichos de mercado e desenvolvimento.

Neste sentido, visando fortalecer este processo, a coordenação do Projeto Via Ecológica foi convidada a apresentar as ações da Rede de Cicloturismo Via Ecológica Serra dos Tapes ao grupo. A partir do encontro com o Biólogo, Pós-graduando em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável e gestor do Projeto Via Ecológica – Leandro Karam – o grupo foi sensibilizado quanto ao potencial natural de Canguçu para a prática do ciclismo de montanha (MTB) e convidado a sediar a 5ª edição do Desafio Serra dos Tapes-RS – evento já consagrado na região.

De acordo com o planejamento das ações para 2019, a formação do grupo para qualificação da oferta do MTB e cicloturismo em Canguçu está em fase de avaliação e elaboração do plano de trabalho para 2020. As atividades tem o objetivo de integrar as propriedades do município na Rede de Cicloturismo Via Ecológica Serra dos Tapes-RS.

Além disso, o município já se organiza para lançar ainda em novembro deste ano, o roteiro de turismo que envolve as 7 propriedades que participaram do 5º Desafio Serra dos Tapes de MTB e Cicloturismo.

As propriedades que irão incluir o roteiro são as seguintes:

  • CAMPING RENATO ZANETTI
  • MIRANTE DO CERRO
  • PROPRIEDADE FAMILIAR VIDA NA TERRA
  • SÍTIO PEDRA DO LUAR
  • FAZENDA MARTIMAR
  • SÍTIO DAS ERVAS
  • AGROINDÚSTRIA BERTINETI PEIL

 

Informações: Via Ecológica Serra dos Tapes