Canguçu, quarta-feira, 8 de maio de 2024
Menu

Assinado projeto de lei que viabiliza piso nacional da enfermagem

Proposta abre espaço no orçamento para auxiliar no pagamento do piso, que também serve de referência para técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras. Confira os próximos passos:


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou na terça-feira (18) o projeto de lei que viabiliza o pagamento do piso nacional da enfermagem.

O projeto, que agora será analisado pelo Congresso Nacional, abrirá espaço no orçamento para assegurar o pagamento do piso a enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras.

O texto abre crédito especial ao Orçamento da Seguridade Social da União, no valor de R$ 7,3 bilhões, em favor do Ministério da Saúde. O dinheiro virá de parte dos recursos do fundo do pré-sal e de outros fundos constitucionais com saldo positivo financeiro.

O piso nacional de enfermeiros foi fixado em R$ 4.750. O valor serve de referência para calcular o salário de técnicos e auxiliares de enfermagem, além de parteiras.

A lei que fixou pisos salariais para as categorias foi sancionada por Jair Bolsonaro, mas não previa fonte dos recursos e acabou suspensa por decisão do STF.