Canguçu, sexta-feira, 19 de abril de 2024
Menu

Após 17 anos, duas vereadoras ocupam ao mesmo tempo cadeiras no legislativo

Cléria Terezinha Bet Jacondino (PSDB) assumiu na última segunda-feira (12), junto à Câmara de Vereadores de Canguçu, a titularidade como segunda suplente do PSDB, passando a ocupar a cadeira do vereador Jardel Souza de Oliveira, do mesmo partido, que precisou se licenciar devido a problemas de saúde. Esta é a segunda vez na história do […]


Cléria Terezinha Bet Jacondino (PSDB) assumiu na última segunda-feira (12), junto à Câmara de Vereadores de Canguçu, a titularidade como segunda suplente do PSDB, passando a ocupar a cadeira do vereador Jardel Souza de Oliveira, do mesmo partido, que precisou se licenciar devido a problemas de saúde. Esta é a segunda vez na história do município que duas mulheres ocupam ao mesmo tempo este espaço. A última vez havia sido em 2004, quando Mariza Eslabão e Eloína Bubolz estiveram ocupando as cadeiras da Câmara simultaneamente.

Cléria Jacondino (PSDB) é catarinense por nascimento e há 38 anos reside em Canguçu, local onde construiu família, carreira e vida comunitária. A vereadora é formada em Ciências Domésticas na UFPEL e atua na Emater como extensionista social, há 32 anos. Além disso, já exerceu a atividade de professora de técnicas domésticas e comercial no Colégio Aparecida por cinco anos.

No pleito de 2020, Cléria obteve 245 votos. Ela é a segunda mulher a ocupar uma cadeira no legislativo canguçuense durante este mandato. Em discurso realizado, lamentou enfermidades de seus antecessores e desejou uma boa recuperação aos companheiros de partido.

A vereadora Cléria informou que irá presar pela “busca do fortalecimento da democracia e melhoria da vida das pessoas. Nesse importante curto espaço de tempo tenho muito a aprender. Ocupar um espaço público de tanta relevância faz a diferença na visão feminina da vida comunitária, principalmente em se tratando historicamente de espaços masculinos. Me sinto honrada com o cargo interino e comprometida com o dever de cidadã e agradeço a todos os eleitores que confiaram na minha pessoa e acreditaram nos meus propósitos.”