Canguçu, sexta-feira, 19 de abril de 2024
Menu

1º Encontro dos Primos da Família Pinto

Os descendentes do casal Ciro Matias Pinto (1899-1982) e Maria Cândida Gonçalves Medronha (Medronha Pinto (1906 – 2005)), reuniram-se no sábado dia 18/01, no Morada das Figueiras em Canguçu, para uma confraternização esperada por todos há bastante tempo.Os organizadores principais foram os primos Claudiomar Pinto de Oliveira, Maria Clair Cardoso Born, Zilda Fonseca da Silva, […]


Os descendentes do casal Ciro Matias Pinto (1899-1982) e Maria Cândida Gonçalves Medronha (Medronha Pinto (1906 – 2005)), reuniram-se no sábado dia 18/01, no Morada das Figueiras em Canguçu, para uma confraternização esperada por todos há bastante tempo.

Os organizadores principais foram os primos Claudiomar Pinto de Oliveira, Maria Clair Cardoso Born, Zilda Fonseca da Silva, que juntamente com outros tornaram este dia possível, aproximando primos, muitos que não se viam por décadas.

Vieram da grande Porto Alegre, Serra, Litoral e de vários municípios da Região Sul, muitos juntamente com suas famílias, dezenas dos 52 primos, gerados pelos 12 filhos e filhas do Casal Ciro e d. Candinha.

Grandes emoções foram vividas neste dia, pois além dos abraços, nas chegadas e recepções, aconteceu um momento de resgate histórico da família Pinto, quando foram lembrados um por um dos tios e tias (totalizando 13, nascidos entre 1930 e 1950, 5 falecidos) e os 52 primos (45 ainda vivos, nascidos entre 1957 e 1987), não faltaram lágrimas e boas lembranças.

Segundo Claudiomar, um dos organizadores, “este momento já deveria ter acontecido antes e por várias vezes, mas acaba faltando a iniciativa e o tempo passa rápido. Mas estamos felizes por este 1º Encontro ter acontecido e com certeza desencadeará a realização de outros. Acredito que não seguimos os mesmos depois deste dia, pois a alegria e a emoção de cada primo que se encontrava ou reencontrava, passou a fazer muita diferença em nossas vidas”.

O dia passou rápido e o final dele não era desejado por ninguém que lá participava, mas as despedidas foram necessárias e ficou a promessa de visitas ocorrerem durante o ano e a expectativa da realização do 2º Encontro dos Primos da Família Pinto, no 3º final de semana de Janeiro de 2021 em Porto Alegre.