Canguçu, sábado, 27 de abril de 2024
Menu

Semana de Conscientização do Autismo tem início em Canguçu

Programação começa com Caminhada na manhã deste sábado (1º). Veja como participar:


A 3ª Semana Municipal de Conscientização do Autismo começa neste sábado (1º) com Caminhada temática. A saída está prevista para as 9h, da rua General Osório, em frente a Pompéia, percorrendo as ruas de Canguçu.

A atividade encerra na Canchinha Municipal com a realização de uma mateada com brinquedos para as crianças.

O evento é organizado pela Associação de Mães, Pais e Amigos dos Autistas de Canguçu (AMPAAC) e pela APAE do município, com o objetivo de sensibilizar a população e dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para participar, os organizadores solicitam que os participantes usem roupas na cor azul, que simboliza a causa.

O que é autismo?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), chamado de autismo, é uma condição caracterizada por comprometimento na comunicação e interação social, associado a padrões de comportamento restritivos e repetitivos. As causas do autismo são majoritariamente genéticas e geralmente é diagnosticado entre os 2 e 3 anos de idade.

Porque o laço com quebra cabeça é o símbolo da campanha?

O formato de quebra-cabeça simboliza a complexidade do transtorno, pois cada pessoa possui sintomas diferentes, pontos fracos e fortes. Já as diversas cores, representam as diferentes famílias e pessoas que são afetadas com o autismo e que precisam conviver com ele diariamente. O brilho que a fita carrega simboliza a esperança, de que a conscientização aumente e que os autistas sejam aceitos e inseridos na sociedade.