Canguçu, domingo, 25 de maio de 2025
Menu

Samir Xaud é eleito presidente da CBF para mandato até 2029

Chapa única “Futebol para Todos” vence eleição com 103 votos em pleito realizado na sede da entidade, no Rio de Janeiro


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) elegeu, na manhã deste domingo (25), seu novo presidente para o quadriênio 2025–2029. Samir Xaud, de 41 anos, natural de Boa Vista (RR), venceu com 103 votos a Assembleia Geral Eleitoral realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Ele comandava a única chapa inscrita, intitulada “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”.

Além de Xaud, oito vice-presidentes foram eleitos: Ednailson Leite Rozenha, Fernando José Macieira Sarney, Flávio Diz Zveiter, Gustavo Dias Henrique, José Vanildo da Silva, Michelle Ramalho Cardoso, Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul e Rubens Renato Angelotti.

A candidatura de Xaud recebeu o apoio de 26 federações estaduais e 10 clubes do futebol brasileiro, entre eles Grêmio, Palmeiras, Botafogo, CRB, Vasco e Paysandu. Apesar de ser chapa única, o novo presidente destacou a legitimidade do pleito e reforçou o compromisso com uma gestão moderna e participativa.

“Hoje iniciamos uma nova fase na Confederação Brasileira de Futebol. Nossa gestão será marcada pela renovação das ideias e pela agregação de todos aqueles dispostos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento pleno do nosso esporte”, declarou Xaud em seu discurso de posse.

O dirigente também fez questão de agradecer ao ex-presidente Ednaldo Rodrigues pela condução da entidade nos últimos anos e reconhecer a importância de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, que chegou a cogitar candidatura à presidência da CBF.

“As conquistas da gestão de Ednaldo Rodrigues são patrimônio do futebol brasileiro e merecem ser respeitadas”, afirmou Xaud. “A presença de um candidato qualificado como Reinaldo Bastos legitimou ainda mais essa eleição. A pluralidade de ideias fortalece o processo democrático”, completou.

Com a posse prevista para janeiro de 2025, Samir Xaud assume o comando da CBF em meio a expectativas por maior transparência, modernização na governança esportiva e ampliação da participação dos diversos agentes do futebol brasileiro no processo decisório da entidade.