www.cangucuonline.com.br

Publicidade

Relembre os Campeonatos Municipais e Coloniais de futebol em Canguçu

O futebol e o futsal sempre foram motivos de orgulho para Canguçu. O município, que possui diversas competições, leva a marca do esporte por promover calendários anuais de campeonatos que reúnem não somente canguçuenses como atletas de outras cidades da região.

Pensando em relembrar essa cultura do município, a reportagem do Canguçu Online traz agora um pouco desta história que vem sendo contada há muitos anos.

Foto: divulgação / André Ramm
Foto: divulgação / André Ramm

 

 

 

 

 

 

 

 


Campeonatos Municipais

Os campeonatos que acontecem na cidade de Canguçu são promovidos pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Esportes e Cultura, e a organização fica a cargo do Núcleo Municipal de Esportes.

Os dois campeonatos municipais, um de futsal e outro de campo, costumam receber torcedores que acompanham os jogos através das rádios, redes sociais, transmissões ao vivo, blogs e sites do município. As principais categorias do campeonato municipal de futsal são ouro, prata, bronze, feminino e veterano.

A festa dos campeões municipais de 2019 (Foto: Jéssica Timm)

Sendo uma das atividades esportivas mais praticadas, o futsal de Canguçu chegou a participar, representado pelo Cruzeiro, da Liga de Futsal Gaúcha 2, obtendo conquistas significativas até que os jogos foram parados. Logo na estreia, o time obteve vitória de 4 a 3 contra Agremiação Guaporense de Esportes, se tornando líder da chave.

Foto: Jéssica Timm

Campeonatos coloniais 

Os campeonatos ocorridos no interior têm uma dinâmica um pouco diferente, por apresentarem uma organização voltada para campeonatos particulares e de comunidades. As principais categorias são: principal, veterano, sênior e feminino, e todas têm seus próprios regulamentos.

Os 28 campeonatos coloniais recebem inscrições não somente de Canguçu, mas de outros municípios como Arroio do Padre, Piratini, São Lourenço do Sul, Pelotas e Turuçu.

Foto: divulgação / André Ramm

As competições recebem recursos através de patrocínios para que possam realizar ampliações e melhorias na infraestrutura dos locais.

Foto: divulgação André Ramm

Crescimento do futebol feminino 

Outra vertente que vem ganhando destaque em Canguçu é o futebol feminino. A modalidade faz parte de diversas competições que possuem as categorias femininas, chegando a ter cerca de 10 equipes competindo.

A maioria dos campeonatos realizados em Canguçu possuem a categoria de futsal feminino, sendo alguns dos times, que representam o município, reconhecidos com honrarias propostas pela Câmara Municipal de Vereadores.

Assim como as categorias masculinas, o futsal feminino também possui times e jogadoras com  elevados potenciais esportivos e destaques para competições além do município.

 

Foto: divulgação / André Ramm

Pandemia e o esporte em Canguçu

Assim como no mundo todo, Canguçu sofreu com os efeitos da pandemia de covid-19 e o futsal canguçuense realizou uma das últimas rodadas em 15 de março de 2020. A parada nos jogos influenciou na vida de milhares de pessoas que faziam do esporte o lazer mais importante, além de empresas e pessoas que tinham uma fonte de renda proveniente dos campeonatos e acabaram sendo afetadas.

Muitos canguçuenses precisaram se reinventar para seguir em frente, deixando a paixão para as telas da televisão, mas sem perder a esperança pelo fim da pandemia e retorno dos melhores momentos vivenciados a partir do esporte.

Uma das principais atitudes realizadas no município para aquisição de valores que antes eram obtidos com o esporte, foi a venda de almoços e jantares nas comunidades religiosas. As mesmas fazem buffets e vendem somente por encomenda.

Uma das últimas competições realizadas antes da pandemia (Foto: divulgação / André Ramm)

O que esperar do futuro 

As expectativas, a partir de agora, além da diminuição de casos do coronavírus e imunização da população, é que os campeonatos retomem seus espaços, com toda força, e tragam cada vez mais destaque para Canguçu.

Foto: divulgação André Ramm

O Coordenador de Competições Esportivas em Canguçu e Região, André Ramm, deixou uma mensagem sobre o que podemos esperar para o futuro do futebol no município.

“As expectativas para o retorno das atividades esportivas são grandes, porque esse período que estamos com nossos campeonatos paralisados só aumentou a valorização das pessoas pelo esporte.

Com certeza teremos muitas novidades no nosso futsal, também passaremos a conviver com o novo normal, seguindo alguns protocolos de higienização das quadras e centros esportivos.

A esperança de voltar as competições aumenta a cada dia e se Deus quiser logo chegará esse momento.

Agora nossa torcida é uma só, vacina para todos! Seja na cidade ou no interior Canguçu e região respiram o esporte amador.”


Essa reportagem contou com o apoio de entrevistados que auxiliaram na construção do texto divulgado, a equipe do Canguçu Online agradece pelo auxílio dos canguçuenses e pretende cada vez mais trazer reportagens que contem histórias do nosso município.

Comentários
Carregando...