Canguçu, terça-feira, 14 de maio de 2024
Menu

Empregos com carteira assinada tem saldo positivo em janeiro no Brasil

Ainda assim, o saldo é pior se comparado com o mesmo mês de 2022. De acordo com o ministro do Trabalho, os juros altos do Banco Central influenciaram na piora da geração de emprego.


O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) registrou saldo positivo de 83.297 vagas com carteira assinada, em janeiro, no Brasil. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (9) pelo Ministério do Trabalho. O resultado é pior do que o registrado no mesmo mês do ano passado, quando o saldo positivo foi de 167 mil vagas do mesmo tipo. 1,8 milhão foram admitidas no primeiro mês de 2023 no país.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que alguns fatores ajudam a explicar uma geração menor de trabalho em janeiro de 2023. Segundo ele, os juros altos praticados pelo Banco Central (BC) penalizam a economia e a geração de empregos.

Além disso, Marinho destacou que o nível de endividamento das famílias e o comprometimento de renda, somado ao aumento de despesas fixas em janeiro, levam as empresas a reduzir as contratações diante da expectativa de queda do consumo. Marinho também destacou que a crise das Lojas Americanas afeta as expectativas dos empresários, que deixam de contratar.