Canguçu, domingo, 19 de maio de 2024
Menu

Suspensão da implementação do Novo Ensino Médio irá impactar o RS?

Secretaria da Educação do RS emitiu uma nota nesta quarta-feira (5) sobre a suspensão e a situação das quase 1,1 mil escolas estaduais


A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) reforçou nesta quarta-feira (5) que a suspensão do cronograma de implantação do Novo Ensino Médio, publicada pelo governo federal, não terá impacto direto no sistema educacional do Rio Grande do Sul. A decisão de suspensão do calendário por 60 dias foi divulgada na terça-feira e a portaria sobre o tema foi publicada nesta quarta.

A Seduc afirma que o Rio Grande do Sul não terá alterações na implantação do Ensino Médio Gaúcho, porque que “o 1º e o 2º ano do Ensino Médio já funcionam conforme a nova matriz curricular e seguirão sendo desenvolvidos desta forma, considerando o planejamento previsto para o ano, até que se tenha um resultado concreto a partir da consulta pública realizada pela União”. A pasta ainda salientou que “está monitorando o processo de implementação, realizando escutas com gestores, professores, estudantes e comunidade escolar no sentido de mapear e aprimorar o contexto da implementação do Novo Ensino Médio, suas potencialidades e os desafios, para a realização de melhorias”.

O Estado tem 1.099 escolas de Ensino Médio, sendo 283.226 estudantes na etapa.

O Ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que a suspensão do cronograma não afeta o Enem deste ano, nem as escolas que começaram a implementar o Novo Ensino Médio.