Canguçu, domingo, 19 de maio de 2024
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Seduc inicia formação continuada dos Estudos de Recuperação da rede estadual

Após a aprovação de mais de 51 mil estudantes que retornaram ao convívio escolar em 2023, a Secretaria da Educação (Seduc) promoveu, nesta sexta-feira (12/5), a abertura da formação continuada dos Estudos de Recuperação das Aprendizagens. O objetivo é que a ação, que visa mitigar os impactos da pandemia na educação, bem como recuperar os […]


Após a aprovação de mais de 51 mil estudantes que retornaram ao convívio escolar em 2023, a Secretaria da Educação (Seduc) promoveu, nesta sexta-feira (12/5), a abertura da formação continuada dos Estudos de Recuperação das Aprendizagens. O objetivo é que a ação, que visa mitigar os impactos da pandemia na educação, bem como recuperar os alunos infrequentes, seja realizada sempre ao longo de cada trimestre do ano letivo. A capacitação, realizada na sede da UniSenac, no centro de Porto Alegre, contou com a presença de coordenadores regionais e assessores pedagógicos das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

Conforme o subsecretário de Desenvolvimento da Educação da Seduc, Marcelo Jerônimo, o Rio Grande do Sul possui taxas de aprovação abaixo da média nacional. “É preciso mudar a cultura da reprovação e buscar mecanismos que proponham uma corresponsabilização e uma ação em rede para modificarmos o cenário educacional. Queremos que, ao longo de cada trimestre, os alunos recebam um material individual e personalizado com os componentes curriculares que precisam ser reforçados”, explicou Jerônimo.

De acordo com a diretora do Departamento de Desenvolvimento Curricular da Educação Básica, Letícia Grigoletto, a formação continuada visa garantir novas estruturas que criem um ambiente de consolidação das aprendizagens que foram prejudicadas pela pandemia. “Temos que conhecer cada uma das estratégias que nossos professores podem utilizar para que os estudantes permaneçam em sala de aula. Elaboramos um material muito importante que busca agregar e proporcionar o planejamento de metodologias para serem utilizadas em sala de aula”, destacou a diretora.

Texto: Diego da Costa/Ascom Seduc
Edição: Felipe Borges/Secom