Canguçu, quinta-feira, 25 de abril de 2024
Menu

Projeto de pesquisa canguçuense busca resgatar imagens da agricultura no município

ESTAMOS COLECIONANDO FOTOS DE CANGUÇU – PROJETO DE PESQUISA


O projeto de pesquisa de mestrado intitulado “A evolução da agricultura e da economia de Canguçu entre os anos de 1920-2020”, será desenvolvido entre os anos de 2021 e 2022 pela Historiadora Simone Weber Rother, orientada pelo Prof. Augusto Hauber Gameiro, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais da Universidade Federal de Pelotas.

Esta pesquisa tem como objetivo traçar a história do município de Canguçu ao longo de 100 anos, a evolução da sua agricultura – que faz dele aquele com o maior número minifúndios do Brasil – e como se deu esse processo, além de analisar quais foram as contribuições que a agricultura levou para a economia e desenvolvimento da cidade. A fotografia é uma importante etapa dessa evolução, pois a partir dela podemos construir uma visão do desenvolvimento tanto no meio rural, quanto no urbano de Canguçu.

Para esta etapa importante de construção e entendimento visual da evolução ao longo desses 100 anos de Canguçu e sua agricultura, se faz necessária a contribuição da população da cidade, pois a partir dela será possível construir a melhor compreensão e visualização por meio de fotos da evolução da agricultura do município.