Canguçu, segunda-feira, 29 de abril de 2024
Menu

Professores das escolas do campo de Canguçu passam por formação

O curso foi promovido pela SMEEC e contou com a participação de mais de 100 educadores de Canguçu.


A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SMEEC) organizou, na segunda-feira (3), mais um encontro de formação para os professores das Escolas do Campo de Canguçu (EDUCCAN). O evento foi realizado no Cine Teatro Municipal, com a presença de mais de 100 educadores do município.

A abertura contou com uma apresentação dos alunos da escola Presidente Getúlio Vargas. Após, o vice-prefeito, Cledemir Gonçalves, discursou e ressaltou o trabalho realizado na educação de Canguçu.

Na continuidade, duas palestras foram realizadas. A primeira, com o jornalista e fundador do jornal Terra e Campo, Everton Neves. A outra foi ministrada pelo palestrante Adriano Emmel, que encerrou a manhã de formação falando sobre educação do campo e o protagonismo dos estudantes na valorização do meio rural. Adriano é educador do Instituto Crescer Legal, e realiza atividades com adolescentes do meio rural, visando trabalhar a agricultura familiar.

Foto: Prefeitura de Canguçu

O que são as Escolas do Campo?

Atualmente, Canguçu conta com 10 escolas do campo. O projeto, realizado desde 2018, consiste na implantação de escolas de turno integral, onde é realizado um trabalho além da grade curricular voltado à valorização do campo e a sucessão rural.
A cada mês, são realizadas formações específicas para os professores da modalidade, com temas definidos a serem abordados com os estudantes.