Canguçu, sexta-feira, 26 de abril de 2024
Menu

ETEC retoma aulas presenciais dos cursos de Agricultura e Contabilidade e prevê volta das demais modalidades ainda este mês

O retorno híbrido das aulas na Escola Técnica Estadual Canguçu (ETEC) vem acontecendo desde 23 de agosto, para os cursos Técnicos em Agricultura e Contabilidade. E, deve contemplar as demais modalidades de ensino da instituição a partir da semana que vem, na segunda-feira (13). Serão mantidos todos os protocolos sanitários para prevenção da covid-19.O modelo […]


O retorno híbrido das aulas na Escola Técnica Estadual Canguçu (ETEC) vem acontecendo desde 23 de agosto, para os cursos Técnicos em Agricultura e Contabilidade. E, deve contemplar as demais modalidades de ensino da instituição a partir da semana que vem, na segunda-feira (13). Serão mantidos todos os protocolos sanitários para prevenção da covid-19.

O modelo híbrido de ensino adotado pela escola deve abranger aulas presenciais e remotas, para desta forma, atenda aos estudantes que optaram pelo retorno, bem como, os demais que se manterão no remoto, com aulas  transmitidas  em tempo real, via plataforma meet.

Foto: Juline Silva / ETEC

Alojamento

Para os alunos do Curso Técnico de Agricultura Integrado ao Ensino Médio que retornam ao alojamento estudantil, além dos protocolos escolares também serão aplicados procedimentos específicos a fim de prevenir o contágio por covid-19.

A previsão é que, até o final de outubro, as aulas ocorram com alternância de dias da semana. Na “semana 1”, as aulas serão remotas na segunda e terça-feira e presenciais na quarta, quinta e sexta feira. Já na “semana 2”, as aulas serão presenciais na segunda e terça-feira e remotas na quarta, quinta e sexta-feira. Durante este período serão avaliadas as possibilidades de aumento de carga horária presencial e posterior execução se as condições forem favoráveis.

Carga horária

As aulas seguem o horário convencional, mas cada período passa a ser ministrado com duração de 30 minutos, no diurno e 40 min no noturno.

Foto: Juline Silva / ETEC
  • Pela manhã, as aulas do curso Técnico em Agricultura, ambas modalidades, ocorrerão das 8h30 às 11h e o Ensino Médio terá aulas das 8h30 às 11h30.
  • Período da tarde, o curso Técnico em Agricultura Integrado ao Ensino Médio terá aulas das 13h30 às 16h e o Ensino Médio das 13h30 às 16h30.
  • Durante a noite, tanto o curso Técnico em Contabilidade, quanto o Ensino Médio, terão aulas das 18h45 às 22h05.

Informações sobre quem não retornar   

O retorno presencial não é obrigatório, as aulas continuarão também no sistema remoto. As fichas para a participação no modelo híbrido ou apenas no remoto podem ser preenchidas e assinadas na escola ou impressas e enviadas através do e-mail ete.cangucu@gmail.com para os alunos do alojamento. Ou acessadas aqui.

  • O termo de adesão tanto pelo ensino remoto, como pelo presencial, precisa ser assinado na escola. Somente os alunos maiores de idade poderão assinar o próprio termo, no caso dos menores de 18 anos, quem assina é pai, mãe ou responsável legal.
  • Apenas os alunos que estiverem na lista do retorno presencial poderão entrar na sala de aula.
  • A pandemia não acabou e precisamos seguir a risca todos os protocolos sanitários vigentes para que possamos voltar de forma segura. O distanciamento em sala de aula é de 1 metro.
  • As salas de aula maiores que temos têm capacidade máxima de 13 alunos mais o professor, por isso a importância de nos organizarmos com antecedência.
  • Caso mais adiante algum aluno que optou por permanecer no remoto , decidir retornar, deverá comunicar a escola com bastante antecedência e aguardar autorização para retorno.

“Contamos com a colaboração de todos para que tenhamos sucesso na retomada das aulas presenciais”, reforça a instituição.