Canguçu, sexta-feira, 19 de abril de 2024
Menu

Escolas de Canguçu recebem estantes com livros infantis

Canguçu (RS) / Agosto de 2019 – 300 livros infantis foram distribuídos para as escolas municipais de ensino fundamental Heitor Soares Ribeiro, Santo Angelo e Alberto Bergmann Filho. As obras fazem parte do “Estante de Histórias”, projeto desenvolvido pela VR Projetos Culturais e Sociais e que integra a iniciativa de incentivo à leitura “Abre Aspas”, promovida […]


Canguçu (RS) / Agosto de 2019 – 300 livros infantis foram distribuídos para as escolas municipais de ensino fundamental Heitor Soares Ribeiro, Santo Angelo e Alberto Bergmann Filho. As obras fazem parte do “Estante de Histórias”, projeto desenvolvido pela VR Projetos Culturais e Sociais e que integra a iniciativa de incentivo à leitura “Abre Aspas”, promovida pela Alliance One e pela China Brasil Tabacos. Na sexta-feira (23), às 13 horas, ocorre uma oficina sobre contação de histórias para professores e bibliotecários da rede municipal, ministrada pela jornalista Cristiane Ostermann, no Cine Teatro Municipal.

Apoiado pelas tabacaleiras desde 2016, o projeto já beneficiou mais de 5 mil alunos de 28 educandários dos três estados do Sul, sempre em regiões de atuação das empresas. Em Canguçu, as escolas Secundino Silveira Silva e Júlio de Castilhos foram contempladas no ano passado. “A ideia é que os móveis sejam utilizados como peça de apoio para o trabalho dos profissionais da educação com as crianças”, destaca Daiane Aguirres, técnica administrativa de Responsabilidade Social da Alliance One.

Cada estante contém 100 livros infantis e diferentes adereços para facilitar a contação de histórias em sala de aula, além de cartilhas de atividades para professores e alunos. O móvel também pode ser utilizado para armazenar outros livros, pois comporta até 600 exemplares, além de materiais de atividades cotidianas.

Com o objetivo de promover a leitura entre os jovens, os livros são selecionados por profissionais da área de educação. “Para formar leitores e estimular o hábito entre as crianças, que cada vez mais estão sendo conquistadas pelos novos estímulos virtuais, é preciso dar acesso à literatura infantil de qualidade”, reforça a diretora da VR Projetos, Vera Shida.

Abre Aspas

Desde sua fundação, dando continuidade ao trabalho iniciado por suas antecessoras, a Alliance One e a China Brasil Tabacos desenvolvem uma série de projetos nos estados da Região Sul, com foco na educação e na erradicação do trabalho infantil. Acreditando no poder transformador da leitura na compreensão do mundo, para conhecer a diversidade e exercitar a empatia, para ampliar a cultura, além de desenvolver uma consciência reflexiva e cidadã, as empresas desenvolvem o Programa “Abre Aspas”, que reúne iniciativas para estimular e facilitar o acesso à leitura.

Sobre a VR Projetos

A VR Projetos Culturais e Sociais Transformadores é uma empresa que desenvolve projetos culturais voltados a transformação social e facilita o uso das Leis de Incentivo por empresas. Ao mesmo tempo, explica que as leis de incentivo podem ser usadas como ferramenta de transformação social.

Serviço:

O que: Oficina de contação de histórias para professores e bibliotecários dos projetos “Estante de Histórias” e “Abre Aspas”.
Objetivo: Promover a leitura junto às crianças do município.
Quantos livros: 300.
Quem realiza: VR Projetos Culturais e Sociais, Alliance One e China Brasil Tabacos.
Data, local e horário: Dia 23 de agosto (sexta-feira), às 13h, no Cine Teatro Municipal de Canguçu.