Canguçu, quarta-feira, 28 de maio de 2025
Menu

Enem volta a certificar o ensino médio

Nova medida do MEC restabelece uso do exame para emissão de certificados e declarações de proficiência; inscrições começaram na segunda (26).


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) voltará a ser utilizado como instrumento de certificação de conclusão do ensino médio a partir da edição de 2025. A medida, descontinuada desde 2017, foi oficializada pelo Ministério da Educação (MEC) na última sexta-feira, dia 23, com a publicação da Portaria nº 382/2025, que define novas diretrizes para a Política Nacional de Avaliação da Educação Básica.

Com a mudança, jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade regular terão novamente a possibilidade de obter o certificado de ensino médio ou a declaração parcial de proficiência por meio dos resultados do Enem. Para isso, será necessário indicar, no ato da inscrição, o interesse em utilizar o exame com esse fim, além de cumprir os requisitos mínimos: atingir, no mínimo, 450 pontos em cada área do conhecimento, obter ao menos 500 pontos na redação e ter 18 anos completos na data da primeira prova.

A medida amplia o acesso à certificação educacional, que até então estava restrita ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A partir de agora, os participantes poderão optar por uma das duas avaliações, conforme sua realidade e preparação.

Segundo o MEC, a retomada da certificação via Enem reforça a importância do exame como ferramenta de política pública, com papel estruturante na avaliação da educação básica e na inclusão de diferentes perfis de estudantes. Após a divulgação dos resultados, os participantes que cumprirem os critérios deverão solicitar o certificado em instituições credenciadas, como os Institutos Federais ou redes estaduais que firmarem parceria com o Inep.

As inscrições para o Enem 2025 abriram na última segunda-feira, dia 26, e vão até o dia 6 de junho. As provas objetivas e de redação serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro.