www.cangucuonline.com.br

VÍDEO: Diferença entre nota de corte e nota mínima do Sisu

Você sabe a diferença entre nota mínima e nota de corte do Sisu? A gente resumiu aqui:

As inscrições para o Sisu do primeiro semestre de 2019 começaram em 22 de janeiro e muita gente já garantiu sua inscrição com a nota do Enem, mas o sistema não é lá muito simples, o que acaba gerando dúvidas, como “qual a diferença entre nota de corte e nota mínima do Sisu”.

A diferença entre nota de corte e nota mínima do Sisu é que a nota de corte é dinâmica, depende do desempenho no Enem dos alunos que estão concorrendo àquela vaga, e a nota mínima é fixa, determinada pela faculdade.

A gente explica melhor cada uma delas. Vem com a gente!

 

Nota Mínima do Sisu
Algumas faculdades exigem que o candidato alcance um desempenho mínimo na média geral do Enem e/ou em áreas do conhecimento específicas. Isso é a nota mínima do Sisu.

Por exemplo, para poder concorrer a uma vaga no curso de Engenharia Ambiental na USP pelo Sisu no primeiro semestre do ano passado era preciso ter tirado pelo menos 750 em Matemática e suas Tecnologias, 650 em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, 600 em Redação, 600 em Ciências Humanas e suas Tecnologias e 600 em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, no Enem.

Nesse exemplo, essas eram as notas mínimas do Sisu determinadas pela universidade para esse curso. Assim, as pessoas que tiraram notas inferiores a essas não puderam se inscrever para as vagas do Sisu de Engenharia Ambiental na USP.

Já na UFRJ, para qualquer curso, só foi exigida nota mínima do Sisu para a Redação (300). Nas demais áreas do conhecimento, bastava que o candidato não tivesse zerado a prova.

> Clique para encontrar bolsas de estudo


Nota de Corte do Sisu
Diferente da nota mínima do Sisu, a nota de corte não é fixada pela faculdade. A nota de corte do Sisu é a nota do último candidato que entrou no curso.

Por exemplo, se o curso tem 20 vagas, a nota de corte é a nota do 20º colocado, ou seja, é a menor nota possível para ficar entre os selecionados de um curso. Portanto, quanto melhor for o desempenho no Enem dos candidatos que estão concorrendo àquela vaga, mais alta será a nota de corte.

Ela deve mudar até o último minuto das inscrições, porque só é possível defini-la depois que todos os candidatos cadastrarem suas notas. Isso acontece porque enquanto as inscrições estiverem abertas, alguém com uma nota mais alta ainda pode se inscrever e alterar a nota de corte.

Todos os dias, enquanto rolam as inscrições para o Sisu – até 25 de janeiro – a nota de corte para cada curso em cada faculdade é recalculada e divulgada pelo MEC. Para verificar, acesse http://sisu.mec.gov.br e procure pelo seu curso de interesse na pesquisa de vagas.

Você também pode conferir como aumentar as suas chances de aprovação no Sisu, usando a técnica norte-americana de inscrição.


Simulador de Notas de Corte para Sisu
Se você quiser dar uma controlada na ansiedade até que o resultado oficial do Sisu seja divulgado, coloque a sua média geral do Enem (soma das notas de todas as áreas do conhecimento, inclusive a Redação, dividida por 5) no Simulador de Notas de Corte do Enem. Lá você consegue ter uma ideia de onde tem chances de entrar com a sua nota. Mas fique de olho nas notas mínimas do Sisu exigidas pela instituição de seu interesse, ok?

> Clique e acesse o simulador de Notas de Corte do Enem

E se “deu ruim” no Enem, não perca a calma! Ainda dá para começar a estudar no primeiro semestre deste ano com bolsas de estudo de até 75%! Para garantir o seu desconto, válido para todas as mensalidades do curso, acesse o site do Quero Bolsa, escolha a faculdade e o curso que você quer fazer e realize a sua pré-matrícula agora mesmo. Não é necessário comprovar renda nem ter prestado o Enem. 🙂

> Veja também: Fui mal no Enem, e agora?

QUER SABER MAIS?
Converse com um Guia do Aluno pela Central de Atendimento, no 0800 941 3000, de segunda a sexta-feira, das 9h às 23h.

Comentários
Carregando...
SiteLock