Canguçu, sexta-feira, 19 de abril de 2024
Menu

Audiência Pública na sexta irá debater a situação das escolas estaduais de Canguçu

Na próxima sexta-feira (23), às 14h, a Câmara de Vereadores de Canguçu estará debatendo a situação das escolas públicas estaduais no município. O proponente é o deputado estadual Fernando Marroni (PT), que integra a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa.A atividade foi encaminhada ainda em junho, quando o deputado visitou […]


Na próxima sexta-feira (23), às 14h, a Câmara de Vereadores de Canguçu estará debatendo a situação das escolas públicas estaduais no município. O proponente é o deputado estadual Fernando Marroni (PT), que integra a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa.

A atividade foi encaminhada ainda em junho, quando o deputado visitou a Câmara de Vereadores Municipal. Na ocasião, Marroni e o vereador Rodinha (PT) conversaram sobre a falta de recursos enfrentada pelas escolas estaduais. Conforme o vereador, há falta de repasse de verbas, algumas já disponíveis, como emendas parlamentares, que deveriam ser direcionadas principalmente para obras de infraestrutura nas escolas.

De 2017 para 2018, foram fechadas 37 escolas no Rio Grande do Sul, conforme dados do Censo. O mesmo aconteceu com as turmas: em cinco anos, de 2014 para 2018, houve redução de 11,7%. Outra situação que vêm se agravando no Estado é a falta de engenheiros e profissionais da área para executarem os projetos de construção e reformas nas escolas.

A audiência pública contará com a presença das direções das escolas e comunidade em geral. O objetivo é após um amplo debate, encaminhar junto a Secretaria Estadual de Educação as principais demandas apontadas.