Canguçu, quarta-feira, 1 de maio de 2024
Menu

Segundo pesquisa, queda no preço do gás não chegou ao consumidor

Distribuidoras de gás foram notificadas pela Senacon. Saiba como denunciar preços abusivos


Em maio, a Petrobras diminuiu o valor do botijão de gás de cozinha nas refinarias em 21,3%, mas a queda não tem sido repassada para o consumidor final. Um levantamento feito pelo Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis afirmou que o repasse não é equivalente, o que pode ser considerado como prática de preço abusivo. Com base nestas informações, a Senacon, órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, notificou as distribuidoras.

De acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio do gás de cozinha estava em R$ 104,37 no país, na primeira semana de junho. O valor corresponde a uma queda de 1,38% em relação à semana anterior, mas ainda longe do prometido.

A Secretaria Nacional do Consumidor quer saber por que a queda do preço do gás de cozinha nas refinarias não tem chegado ao consumidor final. Para obter essas respostas, o órgão notificou as distribuidoras.

Para denunciar estabelecimentos que estejam praticando preços abusivos, basta entrar em contato com o Procon. Em Canguçu, o Procon pode ser acionado através dos telefones (53) 3252-4009 e 3252-3950.