Canguçu, sexta-feira, 19 de abril de 2024
Menu

Inspirado por mutirão de limpeza voluntário, leitor relata inspiração para “pôr a mão na massa”

Um leitor do Canguçu Online, que optou por não se identificar, afirmou ter ficado sensibilizado pelas iniciativas do mutirão de limpeza voluntário que existe no município. A partir disso, relatou ter transformado para melhor o cenário da própria vizinhança. Leita abaixo:Acompanhando as fases do projeto “mutirão de limpeza voluntário”, organizado por canguçuenses que se sentiram […]


Um leitor do Canguçu Online, que optou por não se identificar, afirmou ter ficado sensibilizado pelas iniciativas do mutirão de limpeza voluntário que existe no município. A partir disso, relatou ter transformado para melhor o cenário da própria vizinhança. Leita abaixo:

Acompanhando as fases do projeto “mutirão de limpeza voluntário”, organizado por canguçuenses que se sentiram desafiados e juntos com outras pessoas criaram um grupo no qual traçam metas de locais da cidade e do interior para limpar e recolher o lixo, que deveria ter sido destinado corretamente e não simplesmente jogado na natureza, confesso que me alegrei muito e senti um orgulho imenso de ser conterrâneo e pertencer a esta terra de pessoas que ainda se preocupam com o futuro da humanidade e, principalmente, com o amanhã dos seu filhos e o que eles herdarão de nossa cidade e natureza.

Tenho acompanhado atentamente as fases do projeto e principalmente a dedicação do tempo e do esforço daquelas pessoas que deixam suas casas, seu tempo livre e até os seus familiares para embarcarem nesse desafio sem nada a pedir, apenas com o objetivo de limpar e deixar as estradas e ruas do nosso município como deveriam ser, organizadas e livres da sujeira. Pedi o espaço do leitor deste tão renomado site, que tem também disponibilizado seu espaço para divulgar este lindo trabalho do mutirão de limpeza, para deixar aqui todo o meu incentivo e minha admiração! Confesso aqui que com este projeto me senti muito desafiado e “incomodado” a não permanecer calado e parado perante a desafios como este. Minha casa fica em uma rua onde em frente existe um belo campo com natureza e todos os dias um lindo nascer do sol. Ontem mesmo eu e meus familiares, depois de um boa conversa, nos desafiamos a sair da roda de chimarrão da tarde e “pôr a mão na massa” neste terreno. Nos reunimos em quatro pessoas e juntos juntamos sete sacos grandes de lixos com os mais diversos tipos de lixos que estavam jogados neste campo, retirando a beleza e o espaço na nossa natureza que é tão perfeita e somente nos faz bem.

Pedi à reportagem que não divulguem o meu nome nem o nome de meus familiares, mas apenas o meu relato nessa boa ação para, quem sabe, sirva também, como nos serviu de desafio para mais e mais pessoas. Pois nossa cidade infelizmente está abarrotada de lixos por todos os cantos e sei que ainda restam muitos terrenos como este, que agora está limpo em frente de minha casa, que esperam voluntários também para devolver o seu estado natural e belo novamente.

Deixo aqui o nosso desafio desta corrente do bem, e mesmo se alguém não quiser seguir, que pelo menos saiba que nossa cidade possui coleta de lixo normal, de lixo seco e a coleta de lixo eletrônico, que acontece com frequência no ginásio de esportes, e se por ventura ainda assim houver entulhos e lixos em casa, acionem o poder público e se orientem onde possam levar esse lixo, porque com certeza as estradas do interior, aquela rua deserta da cidade ou aquele terreno que ninguém habita não é o lugar correto para ser jogado e deixado lá.