Canguçu, sábado, 27 de abril de 2024
Menu

Do leitor: Canguçuenses encontram-se, ao acaso, em corrida em Florianópolis

Na maior corrida de revezamento da América Latina, dois corredores nascidos em Canguçu encontram-se, ao acaso, na mesma equipe. Confira a história do encontro de Sandro Gularte e Gustavo Klumb


No último sábado (1º) aconteceu a maior corrida de revezamento por equipe, em extensão, da América Latina, ao redor da Ilha de Florianópolis. Dois canguçuenses, que não se conheciam e há muito não moram mais na cidade, estiveram na mesma equipe para a corrida.

Quem conta a história ao Canguçu Online é Sandro Gularte, médico atuante nas áreas de medicina da família e dermatologia, natural de Canguçu e que mora atualmente em Lajeado-RS.

De acordo com Sandro, a equipe “Furacão” existe desde 2004 e conta com participantes de São Paulo, Porto Alegre e Lajeado, onde os atletas vão mudando conforme as competições.

Na edição 26 da corrida Volta à Ilha de Florianópolis, sete atletas revezaram-se no percurso. Foi quando Sandro conheceu o Engenheiro Agrícola, Gustavo Klumb -também natural de Canguçu– que participava pela primeira vez, vindo de Porto Alegre. “Foi realmente um acaso, difícil encontrar algum canguçuense por aí”, acrescenta.

História com o esporte

Foto: Sandro Gularte/Arquivo Pessoal

Filho dos ainda moradores de Canguçu, Sandra Gularte Duarte e Antônio Renato Duarte, Sandro saiu da cidade para estudar no colégio Gonzaga, em Pelotas. Formou-se em Medicina pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e mora em Lajeado – RS.

Sobre sua relação com o esporte, Sandro conta ao Canguçu Online que seu pai fazia parte da diretoria do Trianon em Canguçu, mas que, àquela época, o futebol não era um esporte que considerava-se bom. Sendo assim, passou a andar de bicicleta na rodovia ” íamos até o fita-azul, fazíamos um lanche e voltávamos, uma vez fomos até Pelotas”, conta Sandro com entusiasmo.

Foi após acompanhar uma consulta médica de seu pai (já enquanto estudante de medicina), que passou a dedicar-se a ter hábitos mais saudáveis. Desde então, Sandro já participou de duas maratonas (42km) e muitas outras provas, inclusive fora do Brasil. “Tenho uma filha de 14 e um filho de 10 anos, vejo o quanto ‘o exemplo arrasta’, como dizem. Eles adoram esportes também”.

Confira imagens do encontro entre os Canguçuenses Sandro e Gustavo em Florianópolis:

Equipe Furacão em Florianópolis – Foto: Arquivo Pessoal
Sandro e Gustavo – Foto: Arquivo Pessoal