Canguçu, domingo, 28 de abril de 2024
Menu

Do leitor: a Vila Nova perdeu o sossego com as bicicletas motorizadas

Um leitor entrou em contato com a redação do Canguçu Online para contar um pouco de como têm sido a vida dos moradores da Vila Nova há algum tempo. Adolescentes conduzindo bicicletas motorizadas vêm causando muita perturbação. “O barulho é irritante e ensurdecedor”. De acordo com ele, esses jovens, aceleram, empinam, dão voltas e manobras no bairro durante todo […]


Um leitor entrou em contato com a redação do Canguçu Online para contar um pouco de como têm sido a vida dos moradores da Vila Nova há algum tempo. 

Adolescentes conduzindo bicicletas motorizadas vêm causando muita perturbação. 

“O barulho é irritante e ensurdecedor”. De acordo com ele, esses jovens, aceleram, empinam, dão voltas e manobras no bairro durante todo o dia e à noite, inclusive.

A poluição sonora é tamanha, que está até mesmo causando danos à integridade do meio ambiente e à saúde das pessoas que moram naquela região.

[…] Ninguém aguenta mais, a vila nova perdeu o sossego, são motoqueiros em alta velocidade e essas bicicletas dia e noite, para cima e para baixo. A população já não aguenta mais, falo por mim e por vários vizinhos que pediram para que algo seja feito, muito obrigado.

O silêncio deve ser compreendido como um direito do cidadão, diferentemente do que vem ocorrendo. Vale lembrar que perturbar o sossego alheio (mediante gritaria, algazarra, abuso de instrumentos musicais, sinais acústicos, dentre outras situações) é crime, nos moldes do artigo 42 do Decreto-Lei Nº 3.688/41, passível de prisão simples, de 15 (quinze) dias a 3 (três) meses, ou multa.