Canguçu, segunda-feira, 29 de abril de 2024
Menu

Concerto “Musica DEI” reunirá orquestra e mais de cem cantores na Casa da Ospa no sábado (4)

Apresentação contará com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, solistas de renome, o Coro Sinfônico da Ospa e o Coro Contemporâ


O palco da Casa da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), fundação vinculada à Secretaria da Cultura (Sedac), receberá, no sábado (4), o concerto Musica DEI. Além da orquestra, estarão presentes mais de cem vozes – entre quatro cantores solistas, o Coro Sinfônico da Ospa e o Coro Contemporâneo de Campinas. Sob regência do maestro Manfredo Schmiedt, serão interpretadas grandes obras da música sacra. Os ingressos estão à venda pela Sympla, por valores entre R$ 10 e R$ 50. Também está prevista a transmissão ao vivo da palestra Notas de Concerto e da apresentação pelo canal da Ospa no YouTube, a partir das 16h e das 17h, respectivamente.

O evento integra a programação do Festival de Música Coral Sacra Musica DEI, que ocorre entre 1º e 5 de novembro em Porto Alegre e Gramado, simultaneamente à II Convenção Nacional da Nova Associação Brasileira de Regentes de Coros (Abraco). Sob direção do maestro Marcio Buzatto, o festival reúne grupos corais de todo o Brasil e do exterior (mais informações no perfil do Instagram). Um dos destaques da programação será a obra de abertura do concerto da Ospa: Te Deum, de Anton Bruckner (1824 – 1896). É essa obra, com cerca de 20 minutos de duração, que mobiliza quatro cantores líricos como solistas, o Coro Sinfônico da Ospa e o coro convidado, prestigiado grupo mantido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que viaja para Porto Alegre especialmente para a ocasião.

“A última vez que o Te Deum foi apresentado na capital gaúcha foi há dez anos, na Igreja da Reconciliação”, lembra o maestro Manfredo Schmiedt. “É uma obra importante na minha trajetória, pois foi uma que regi na prova de ingresso para o cargo de Maestro do Coro”.

Estreada em 1886, Te Deum é considerada uma das mais potentes manifestações de fé da história da música. Em uníssono, o coro canta em devoção a Deus envolvendo o público em uma experiência espiritual. Para os solos, juntam-se à Ospa os renomados cantores líricos Susie Georgiadis (soprano), Edineia Oliveira (mezzo-soprano), Eric Herrero (tenor) e Daniel Germano (baixo-barítono).

O repertório inclui outras duas obras de caráter religioso, executadas somente pela orquestra, começando por Morceau Symphonique, trecho instrumental do oratório Rédemption, composta em 1871 por César Franck (1822 – 1890). Conforme a pianista Olinda Allessandrini, convidada a comentar o programa na palestra que antecede o concerto, a obra possui “planos sonoros que se expandem levando a um clímax majestoso”.

Encerrando a apresentação, a Ospa executa pela primeira vez Vetrate di Chiesa, composição assinada por Ottorino Respighi (1879 – 1936) em 1922. Segundo Olinda Allessandrini, o autor retrata vitrais, criando “atmosferas sonoras que refletem a luminosidade das cores e sombras projetadas no interior das igrejas”. Schmiedt explica que a obra é uma suíte sinfônica baseada em melodias gregorianas. “É uma típica composição do Respighi, com todas as cores características, dinâmicas extremas e lindas melodias”, destaca.

Fonte: Governo do RS