Canguçu, sexta-feira, 2 de maio de 2025
Menu

Canguçu aprova Programa Cidades Pomeranas Irmãs para fortalecer intercâmbio cultural

Iniciativa busca preservar a identidade pomerana e promover integração entre municípios com herança cultural comum


A Câmara Municipal de Vereadores de Canguçu aprovou, nesta semana, o projeto de lei que institui o Programa Cidades Pomeranas Irmãs, denominado Pomerische Swesterstääre. A proposta visa intensificar o intercâmbio cultural entre municípios brasileiros com colonização pomerana, incentivando a valorização da língua, das tradições e da história desse povo.

Proposto pelo vereador Márcio Schwartz (Progressistas), o programa tem como objetivo manter viva a identidade pomerana em Canguçu e em outras localidades que compartilham dessa herança. “Estamos propondo um resgate histórico, o projeto promove a integração entre municípios que têm nos pomeranos uma base de sua formação”, afirmou o vereador.

A medida se apoia em dispositivos da Lei Orgânica do Município, que conferem ao poder público a responsabilidade de promover a cultura, proteger o patrimônio histórico e fomentar parcerias entre cidades. Além disso, a proposta está alinhada à Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, que reconhece os pomeranos como povo tradicional brasileiro.

Canguçu já é considerada referência nacional na preservação da cultura pomerana, tendo sido pioneira na oficialização do idioma no currículo escolar municipal desde 2010, por meio da Lei nº 3.473/2010. Com o novo programa, espera-se ampliar as ações de integração cultural e educativa com cidades dos estados do Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais e Rondônia — todos com significativa presença pomerana.

Com a aprovação legislativa, o projeto segue agora para sanção do Poder Executivo.