Canguçu, sábado, 20 de abril de 2024
Menu

Estrada Iluminada: Perfeição do médium

Todos estamos conscientes de que a perfeição não faz parte deste Planeta. O Ser Humano ainda tem muito que trilhar para chegar à perfeição possível que Deus deseja, muito embora se olharmos para traz constataremos que já atingimos um nível bastante promissor. Somos melhores do que no passado.Não devemos esperar perfeição alheia se ainda não […]


Todos estamos conscientes de que a perfeição não faz parte deste Planeta. O Ser Humano ainda tem muito que trilhar para chegar à perfeição possível que Deus deseja, muito embora se olharmos para traz constataremos que já atingimos um nível bastante promissor. Somos melhores do que no passado.

Não devemos esperar perfeição alheia se ainda não a possuímos. O que pode acontecer é que encontremos pessoas que tenham menos defeitos que nós, pois evoluíram mais. Isso é normal acontecer visto que fomos criados em momentos diferentes, em ambientes diferentes e cada um tem seu livre arbítrio para tomar decisão do caminho a seguir, que muitas vezes é escolhido equivocadamente entravando nosso progresso como espírito que somos.

Nos últimos dias temos visto noticias que dão conta de atos envolvendo negativamente personalidade conotada como médium, mas desvios de conduta existem em todos os meios, pois isto faz parte ainda do ser humano, e quando deixamos de ser corretos e passamos a nos utilizar de atividade, profissão, ou ocupação para prejudicar ao invés de auxiliar, falhamos no nosso objetivo e se cometemos algum crime, é natural que a Lei nos encontre e nos puna. Já vi médiuns mal educados, exploradores, que ocupam a tribuna dizendo uma coisa e praticam outra totalmente diferente, médiuns que tratam mal seus empregados tanto na granja como no ambiente doméstico, e que são verdadeiros carrascos como patrões. Também conheço médiuns sem postura, conduta e com linguajar vulgar. Médiuns arrogantes e aqueles que estão com se diz obsidiados. 

A atividade mediúnica existe desde os primórdios e está nos livros mais antigos. Só para exemplificar, Moisés recebeu mediunicamente Leis Divina, que foram escritas em pedra, no Monte Sinai. Jesus veio depois, trazendo o Evangelho de Luz e efetuou curas, operando o que denominaram de milagres. O Espiritismo chegou há pouco mais de 170 anos e trouxe o fenômeno das mesas girantes que possibilitou estudos por parte do filósofo e professor Hippolyte Léon Denizard Rivail, depois conhecido como Kardec, o que demonstra a comunicação deste Plano com o Plano Espiritual, isto para quem acredita que a vida continua. 

Também nesta ocasião aparece a denominação de médium, que passou a ser conhecida por todos, cuja prática não está relacionada apenas ao Espiritismo e sim em muitas religiões com rituais diversos.

Resta ao leigo apenas procurar identificar se a mediunidade praticada por determinado médium está acompanhada com Jesus ou sem Ele! Se for aos moldes que o Mestre demonstrou, com sinceridade, simplicidade, honestidade, seriedade, dando de graça o que de graça foi recebido, certamente é com Jesus, mas se não for assim devemos ter o cuidado para não agravarmos muitas vezes as dificuldades pelas quais fomos procurar tal socorro.

Paulo o apóstolo certa ocasião disse: “tudo me é permitido, mas nem tudo me convém”. Então devemos saber onde vamos buscar esclarecimentos e principalmente onde não devemos ir, pois ilícitos e pessoas desonestas existem por toda parte, e cabe a nós nos esclarecermos através das leituras, principalmente do Evangelho, para que tenhamos as respostas para nossas aflições e procurar adentrar ambientes que demonstrem credibilidade, e principalmente se determinado médium está com Jesus no coração ou não.

O AUTOR
O texto é uma colaboração de Nilton Moreira, 65 anos, natural de Pelotas e morador do município de Redentora, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Moreira é inspetor de Polícia aposentado, possui formação em Eletrônica, é trabalhador e palestrante na ceara Espírita. Nos textos que escreve, ele aborda assuntos relacionados à fé e à luz da Doutrina Espírita