Canguçu, sábado, 20 de abril de 2024
Menu

Estrada Iluminada: Orquídea mais evoluída

Planta com 233 orquídeas branca, criada a partir de sementes do Brasil, foi premiada no Festival Internacional da Orquídea em Tóquio, recebendo quase meio milhão de visitantes. As orquídeas cultivadas a partir de sementes brasileiras receberam o prêmio de segundo lugar, onde participantes de vinte países se reuniram para compartilhar conhecimentos e fascinação por esta […]


Planta com 233 orquídeas branca, criada a partir de sementes do Brasil, foi premiada no Festival Internacional da Orquídea em Tóquio, recebendo quase meio milhão de visitantes. As orquídeas cultivadas a partir de sementes brasileiras receberam o prêmio de segundo lugar, onde participantes de vinte países se reuniram para compartilhar conhecimentos e fascinação por esta flor especialmente delicada.

Milhares de japoneses lotaram todos os dias o estádio “Tokyo Dome” para ver e admirar essa flor, cuja perfeição é especialmente cortejada neste país. Cerca de 100 mil orquídeas de todas as cores, tipos e tamanhos, compostas pelas mais diversas formas, invadiram esse estádio gigante da capital japonesa, onde se celebra o Grande Prêmio da Orquídea do Japão desde 1991.

Uma das organizadoras do festival, Nanako Terabuko, explicou à Agência Efe que a orquídea é “a flor mais evoluída assim como o homem o é entre os animais”. “A orquídea é uma planta única, a mais avançada e a que possui maior variedade”, disse Terabuko, para quem estas flores são diferentes das rosas, “que sempre são simétricas e do mesmo tipo”. A própria palavra orquídea tem uma conotação afrodisíaca, já que provém de palavra grega “orchis” (testículo), porque para os primeiros botânicos gregos a forma das espécies da região parecia com o órgão reprodutor masculino. No Japão esta flor representa a beleza e se utiliza no Ikebana, disciplina japonesa que eleva a categoria de arte a decorações floral.

No centro do “Tokyo Dome” está em exibição a exposição: “Uma mensagem para nossos filhos no futuro”, divida segundo os quatro elementos fundamentais: fogo, água, terra e ar. Tantos são os tipos de orquídeas – no Japão existem cerca de 2.500 variedades e mais de 35 mil no mundo – que para este concurso havia seis categorias: plantas individuais, por aromas, por estilo de composição, desenho, artístico (inclui fotografia, pinturas e outros) e orquídeas em miniatura.

O primeiro prêmio – que rendeu ao ganhador dois milhões de ienes (US$ 17 mil) e um carro – foi dado ao dono de uma orquídea rosa chamada “Koizumi”, com sementes de Madagascar, mas criada no Japão e cuja peculiaridade eram seus quase três metros de altura.

Imaginemos a maravilha que é visitar um espetáculo desses, a aura de energia salutar que ali se faz presente, onde plantas exuberantes como das mais evoluídas, como mencionou Terabuko. Que bom que o Japão que sofreu desastres de guerra, se importe em promover eventos dessa natureza alias, aquele povo reverencia muito as flores, basta olharmos as vestimentas típicas os detalhes nos tecidos. Também policiais são motivados a regar periodicamente uma flor antes de saírem às ruas em patrulha, objetivando segundo os instrutores, terem mais sensibilidade no relacionamento.

Esta semana em seu mais recente disco, Djavan apresentou música em que reverencia esta flor tão especial. As flores são nossas irmãs de Planeta, pois são Criação de Deus. Procuremos contemplá-las.