Canguçu, sexta-feira, 19 de abril de 2024
Menu

Geisa Coelho: Temos uma Revolução Cultural e Artística

Que a generosidade anda troteando por Canguçu, “cuê puxa”!Tenho dado uma mãozinha no trato com a poesia por aqui – quanto a isso, cada um faz o que sabe, ou o que pode -, mas há muita gente fazendo um pouco mais que o possívelpara o desenvolvimento cultural no município.No cenário regionalista, tenho acompanhado a […]


Que a generosidade anda troteando por Canguçu, “cuê puxa”!

Tenho dado uma mãozinha no trato com a poesia por aqui – quanto a isso, cada um faz o que sabe, ou o que pode -, mas há muita gente fazendo um pouco mais que o possívelpara o desenvolvimento cultural no município.

No cenário regionalista, tenho acompanhado a correria e a presteza das educadoras canguçuenses – no feminino, com licença aos colegas, porque somos quase a totalidade dos envolvidos.

Do “salve-se quem puder” da Educação do Brasil, destoa o dedicado estender de mão que vai do “leva e traz” das crianças, aos pedágios, mocotós e cafés, força necessária para “empanzinar as guaiacas”, que depois da pilcha pronta estarão levinhas novamente. Tudo isso feito em largos dias de luta: nada em vão porque o resultado é a CIENA, um dos maiores festivais estudantis do Estado, prova de que depois da tempestade vem a bonança.

E tenho dito: Canguçu sempre terá essa dívida com quem resgata a autoestima das famílias e por quem o colocou no mapa dos festivais estaduais. Quanto aos esforçados alunos, lembrar-se-ão das CIENAS INTERNAS tanto no conhecimento sobre folclore gaúcho, como na primeira exposição à opinião pública, o que faz com que se sintam “gente que faz”.

De fato, temos participado de uma Revolução Cultural e Artística no município! “Devagar se vai ao longe”, diriam nossos avós!