Canguçu, terça-feira, 23 de abril de 2024
Menu

O caminho, passos que te levam a realizar sonhos: criatividade

 Autoconhecimento – Passos que levam a realizar teus sonhosVocê já ouviu em falar na expressão “filósofos de bar”?É bom ou ruim participar destas filosofias em nossos encontros? Existe uma lei da física que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço, logo, se utilizarmos estes momentos com assuntos que acrescenta algo em você, está […]


 

Autoconhecimento – Passos que levam a realizar teus sonhosVocê já ouviu em falar na expressão “filósofos de bar”?

É bom ou ruim participar destas filosofias em nossos encontros? Existe uma lei da física que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço, logo, se utilizarmos estes momentos com assuntos que acrescenta algo em você, está tudo certo.

Sua criatividade pode despertar nestes momentos de filosofia de bar, ou ser totalmente bloqueada ao passo que apenas utilizar tal momento para a reclamação do que faz parte do teu dia a dia, da sociedade e de tudo que faz parte de você.

O conceito de criatividade pela psicóloga Eunice Soriano de Alencar é bastante interessante, diz ela: “O processo que resulta na emergência de algo novo e original, aceito como útil, satisfatório ou de valor, por um número significativo de pessoas em algum ponto de tempo”.

No entanto, ao passo que utilizarmos momentos de encontro para fazer perguntas sobre o que estamos debatendo, tipo: O que posso ser contribuição sobre isso, o que isso pode trazer de útil para mim e para as pessoas? Desta forma, criamos possibilidades despertando nossa criatividade para evoluir, ao passo que julgamento, definições sem abertura de um novo olhar para as situações tanto positiva como negativa, limitam o que pode expandir impedindo nossa ação.

Quando utilizamos a criatividade, estamos exercitando a coragem de expressar o que pensamos, exercitamos o poder de decidir fazer e ao fazer exercitamos o poder de realizar o que nos empodera nos tornando cada vez mais fortes, confiantes, elementos fundamentais para uma vida equilibrada e feliz.

A criatividade quando útil, não precisa ser exatamente uma ideia nova, e sim algo simples que resulta em uma  solução para um problema, a criatividade vem com soluções para um determinado número de pessoas, aquelas que estão em nosso meio, e torna-se significativa ao passo que vai cada vez mais atingindo outros grupos, o que pode demorar algum tempo, pois ideias interessantes nem sempre é reconhecida seu valor, assim como aconteceu com Van Gogh, Pasteur e Freud quando apresentaram suas teorias revolucionárias, reconhecidas algum tempo depois.

A medida que nos abrir para o novo rejeitando os padrões já impostos pela sociedade, damos um passo para a evolução humana. Deixe fluir sua criatividade, faça algo diferente todos os dias, leia, se exercite, experimente novos sabores, tudo isso ativa novas sinapses o que te levará a novos patamares realizando muitos sonhos.