Canguçu, sábado, 20 de abril de 2024
Menu

Eliézer Timm: Você já projetou as suas finanças para 2020?

Hoje, a minha proposta é de falar sobre um assunto importante para a sociedade. Estamos no ano de 2020 e a pergunta é se você já planejou suas finanças para o próximo ano? Caso sua resposta seja não, você não é o único.No Brasil, segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 6 em cada […]


Hoje, a minha proposta é de falar sobre um assunto importante para a sociedade. Estamos no ano de 2020 e a pergunta é se você já planejou suas finanças para o próximo ano? Caso sua resposta seja não, você não é o único.

No Brasil, segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 6 em cada 10 pessoas não dedicam seu tempo para administrar ou planejar seu orçamento. São dados alarmantes que condizem um pouco com a nossa realidade econômica. Mesmo com o decréscimo do ritmo de endividamento no ultimo ano, de acordo com dados do SPC, o número de pessoas físicas inadimplentes no país continua crescendo, mas em patamares mais modestos do que em períodos anteriores.

Muitas destas dívidas nascem através de um consumo não planejado. Gerenciar as finanças sempre foi um grande desafio para as famílias, pois muitas delas têm seu orçamento comprometido e desajustado. Os avanços em serviços e produtos facilitaram o acesso ao consumo desenfreado e, de certa forma, afetaram a trajetória financeira pessoal e familiar. E é neste ponto que a educação financeira desempenha um papel fundamental no controle das contas familiares.

Somos movidos por desejos e necessidades que precisam ser planejados, sejam os bens que queremos conquistar ou lugares que desejamos conhecer, e isso deve estar essencialmente ligado à uma condução sustentável financeira. Hoje podemos utilizar um cartão de crédito e parcelar em várias vezes, contudo, não pensamos nos imprevistos que possam ocorrer.

Por isso, buscar a compreensão do funcionamento do planejamento financeiro, bem como dos mecanismos que podem nos aproximar dos nossos objetivos, é fundamental. Nunca nos esqueçamos da seguinte expressão: não importa o quanto ganhamos e, sim, como gastamos nossos rendimentos! Essa frase expressa exatamente o papel que o planejamento financeiro exige e é a base para o sucesso de sua vida financeira.

Aprender sobre educação financeira e debatê-la dentro do ambiente familiar é essencial as pessoas tornarem-se mais conscientes sobre a importância de tomar decisões acertadas sobre finanças e consumo.