www.cangucuonline.com.br

Eliézer Timm: as vacinas salvam vidas e a economia! Colocando Canguçu em um futuro promissor!

O ano de 2021 trouxe uma série de medidas necessárias para corrigir as falhas na economia impostas pela Covid nas mais diversas atividades da produtivas. O principal êxito foi o avanço do sistema imunológico da população através da vacina! Muitas famílias comemoraram tal efeito com um semblante de esperança e otimismo de dias melhores para suas atividades profissionais e pessoais! Esse fato novo contribui para a economia como um todo, por caracterizar um start na recuperação do índice de desemprego que atinge aproximadamente 15% da população economicamente ativa.

A meu ver, a recuperação do emprego é extremamente necessária para a retomada da economia como um todo, pois é através deste que surge a renda e com isso as famílias dispendem seus salários para maximizar suas necessidades e desejos. A partir daí surge um fluxo de renda, que financia vários setores da economia, trazendo otimismo para empreendedores ampliarem seus investimentos em suas atividades.

Sua retomada deve ser ancorada por investimentos sustentáveis e significativos que amplie a capacidade produtiva de curto prazo. Um dos setores que corresponde de forma mais rápida é através de mediação com a inovação e o melhoramento na prestação serviços. Esse tipo de atividade acaba gerando um fluxo de renda mais acelerado e consequentemente atende um número significativo de famílias que estejam demandando empregos. Já a indústria de transformação mais complexa requer uma revisão mais profunda e pontual com aplicação e adição de novas metodologias e com projetos mais estratégicos.

Para Canguçu, poderíamos canalizar o agronegócio para um viés mais industrial e agregando valor aos produtos através de transformação.  Seria interessante obter do setor do tabaco, pois aqui no município a cultura corresponde 46% da renda bruta dos produtores da cultura e ocupa 21% das propriedades desenvolvedoras.

Por outro lado, destaco o cenário positivo da cultura das Oliveiras. Canguçu configura como um dos grandes e promissor produtor do Rio Grande do Sul. Além da ocupação territorial, a maioria das empresas aqui estabelecidas processam sua produção na unidade instalada agregando mais valor. E não para por aí, recentemente, o hierárquico público, empreendedores e entidades estão otimizando de forma sustentável e levantando alternativas para agregar mais valor ao produto. Através da cooperação desses agentes foi implantado um roteiro turístico denominado: Roteiro Olivais da Serra dos Tapes. Esse roteiro, além de Canguçu, vai se estender aos demais municípios produtores da região.

Portanto, Canguçu apresenta condições favoráveis de otimizar e potencializar outras áreas adjacentes ligadas ao agronegócio com roteiros, gastronomia, cultura, ciclismo, comércio, construção civil, lazer e dentre outros.

Comentários
Carregando...
SiteLock