Canguçu, terça-feira, 23 de abril de 2024
Menu

Adão Silva: Criar filhos

Convivemos diariamente com as mais diversas situações entre pais e filhos, e uma pergunta que não cala: Qual a melhor maneira de administrar a criação dos filhos? Primeiro vale afirmar que eles são o melhor presente de Deus, e sendo assim, os pais preocupam-se em dar o melhor de si para que cresçam saudáveis, educados, […]


Convivemos diariamente com as mais diversas situações entre pais e filhos, e uma pergunta que não cala: Qual a melhor maneira de administrar a criação dos filhos? Primeiro vale afirmar que eles são o melhor presente de Deus, e sendo assim, os pais preocupam-se em dar o melhor de si para que cresçam saudáveis, educados, disciplinados e inteligentes. Primeiro: Não existe uma receita, ou um checklist para esse caso, até porque, cada criança possui sua própria personalidade.

A alguns anos atrás, eu e minha esposa tivemos o privilégio, juntamente com outros casais, de participar da Escola de Pais, idealizada por especialistas no assunto, a qual funcionou no Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida. Foram diversos ciclos, que em muito contribuiu, pois todos os casais tinham filhos, ou netos pequenos.

Se desde a gestação, após o nascimento, e durante o crescimento, os pais oferecerem carinho e amor, com certeza nunca precisarão bater nos filhos. Criá-los dando exemplos de união, honestidade, respeito e devoção a Deus, dá também a certeza que serão adolescentes e adultos responsáveis. O diálogo ainda é a melhor maneira de lidarmos, não só com nossos filhos, mas com todas as pessoas. Confesso que me dói muito ver inimizades entre pais e filhos, ou entre irmãos, pois sabe-se que os primeiros a nos estenderem a mão na hora da necessidade são os da família. Infelizmente ainda assistimos atos de extrema violência. Esta semana me repassaram uma sena muito forte, de um bebezinho com menos de um ano apanhando muitos tapas no rostinho, que mesmo chorando muito continuavam batendo. Imaginem o trauma que acompanhará pela vida toda, uma pessoa de foi criado apanhando desde pequeno, a dor e a humilhação vai criando uma raiva tal, que em muitos casos, apanha enquanto tiver menos força, daí surge o enfrentamento que leva à inimizades, e até aos os crimes.

Aí vem a pergunta: Então como se faz? Se desde pequenos os pais estabelecerem limites, e hoje principalmente com os atrativos do tablet, do celular, etc., é preciso estabelecer horários, até por questão de saúde da criança, inclusive,  e em casos de desobediência, cortando o que eles mais gostam, sem brigar e sem gritar, tendo o cuidado de não estabelecer um corte que penalize por muito tempo, para não precisar amenizar depois de estabelecido, pois é muito melhor os filhos obedecerem por respeito do que por medo.

Deus deu ao ser humano a inteligência, o discernimento para ter capacidade de saber distinguir o mal e o bem, e atribuiu a ele a função de administrar a grande obra da criação. Infelizmente a criatura tem se distanciado do criador, movido pelo ódio, pela ganância e pela vaidade, mas é tempo de mudar, ser mais agradecido pela vida, e é nas coisas mais simples que encontramos Deus, basta ficarmos atentos e observarmos: A água que sacia nossa sede, os pássaros e as flores que alegram nossos olhos, o ar que respiramos, uma natureza exuberante, belezas que muitos, na correria dos dias atuais nem percebem. Ame mais, viva melhor e preocupe-se menos.

Ainda sobre os filhos: Os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos, e os pais são o orgulho dos filhos. Provérbios 17:6.

CONTEMPLE O BELO!