Canguçu, sábado, 20 de abril de 2024
Menu

Youtubers canguçuenses Vando e Fabi ganham destaque nacional

Com mais de 227 mil inscritos no Youtube, o canal Vando e Fabi Cactos e Suculentas, que começou tímido, já faz a alegria de muitos brasileiros. O casal acumula um Instagram com 75,2 mil seguidores, lotado de mensagens e solicitações, e uma página no Facebook com 106.193 curtidas. No espaço, o casal Vando Costa e […]


Com mais de 227 mil inscritos no Youtube, o canal Vando e Fabi Cactos e Suculentas, que começou tímido, já faz a alegria de muitos brasileiros. O casal acumula um Instagram com 75,2 mil seguidores, lotado de mensagens e solicitações, e uma página no Facebook com 106.193 curtidas. No espaço, o casal Vando Costa e Fabi Cruz viu a possibilidade de dividir conhecimento sobre cactos e suculentas após uma postagem no Facebook dele.

Mas e o que isso tem a ver com Canguçu? As raízes de ambos. Fabi Cruz é natural de Canguçu e sua família reside no interior do município até hoje, na localidade do Remanso, local onde cresceu e constituiu família. Já Vando Costa é natural de Lajeado, cidade onde o casal mora neste momento, mudou-se para Canguçu aos quatro anos, foi criado e viveu a maior parte de sua vida no município.

Ele foi músico, atuou como tecladista em diversas bandas da região, como Nova Horizonte, Banda Ipanema e Banda Imagem. Casados e com dois filhos, os moradores de um sítio no interior de Canguçu decidiram procurar novos ares. Em 2012, resolveram se mudar para Lajeado, momento em que Fabi sentiu estranhamento da nova cultura. “No começo foi difícil, uma cultura totalmente diferente. Longe da minha família, eu senti saudades”, conta.

Apesar das dificuldades iniciais, os dois sempre se mantiveram unidos. Com o crescimento do canal e o aumento nas tarefas diárias, Fabi inicialmente deixou o emprego como auxiliar de cozinha e, logo depois, Vando deixou o trabalho de porteiro de escola. Os negócios se expandiram e, atualmente, os dois comercializam cactos e suculentas para todo país, contam com quase 500 mil seguidores nas redes sociais e possuem reconhecimentos dos mais variados públicos. “Existem pessoas que falam com a gente sobre terem conseguido forças para seguirem em frente após uma depressão, por exemplo”, revelou Fabi.

Imagem: reprodução Youtube

O começo

Tudo começou em 2016, quando Vando ainda era contra a ideia de utilizar smartphones para trabalhar. Apesar da relutância, os filhos Thalis Cruz da Costa (23 anos) e Luan Cruz da Costa (16) o incentivavam.

Jardim aos fundos da casa guarda diversas espécies de cactos e suculentas (Foto: arquivo pessoal)

Vencida esta etapa de negação ao uso dos dispositivos, Vando baixou o aplicativo Pinterest, local onde visualizou um arranjo de flores e resolveu reproduzir a ideia em casa. Acabou notando que não era algo tão simples como parecia, precisou se deslocar para diversos lugares e conseguiu reunir o material. Postada a foto do arranjo concluído, muitas pessoas passaram a pedir encomendas. Viram, aí, um futuro potencial de negócios.

Primeiros itens comercializados pelo casal, os “Mimos de Fabi” (Foto: arquivo pessoal)

Na época, Vando atuava como porteiro de uma escola e Fabi como auxiliar de cozinha, mas Fabi não se sentia realizada na profissão. Decidiram comercializar arranjos individuais, a ideia foi crescendo, realizaram exposições em feiras e criaram a primeira página no Facebook, que se chamava “Vando e Fabi: Terrários e Mini Jardins”.

Aos poucos foram percebendo que o negócio estava se expandindo, as pessoas passaram a procurá-los não somente para comprarem seus arranjos, mas também para tirar dúvidas, conversar sobre suas plantas e elogiar o trabalho realizado. Nisso, a partir do incentivo dos filhos, surgiu a ideia de gravarem vídeos. “É curioso pensar que nosso negócio começou com apenas R$ 50”, relembra Vando.

Os vídeos eram curtos, contavam com música de fundo e informações sobre seus produtos. Mas, em decorrência da falta de habilidade com as redes sociais, pouca disponibilidade de tempo para investir na criação de conteúdo e certo receio de não estarem fazendo certo, decidiram parar.

Casal costuma aproveitar seus passeios a Canguçu para gravar novos conteúdos

Família e apoio dos filhos 

Vando e Fabi se conheceram em um baile em Canguçu. Casaram e tiveram dois filhos. A conexão entre eles é grande. Durante a entrevista para o Canguçu Online, demonstraram grande carinho um pelo outro. Vando relembrou uma conversa com um ex-colega de trabalho. “Ele me disse que se eu passasse muito com minha esposa meu casamento não iria durar. E foi justamente o contrário, nós ficamos cada vez mais unidos.”

Casal esteve realizando entregas em Canguçu, São Lourenço e Pelotas, na última semana (Foto: arquivo pessoal)

Eles contam que possuem uma grande paixão por Canguçu. Vando, apesar de não ter nascido no município, diz se sentir em casa no local. “Foi onde me criei, construí minha vida.” Para o futuro, pretendem começar novos negócios no município. “O intuito é expandir, não somente pelo trabalho, mas para termos esta ligação com Canguçu.

Desde o início do canal, quando apresentavam dicas e ensinavam a fazer arranjos, os dois filhos sempre incentivaram o sonho dos dois. Eles contam que embora tivessem iniciado aos poucos, no ano de 2018 colocaram uma meta de conseguir 5 mil inscritos em um ano. Os números não pararam de crescer.

Comercialização nacional

O negócio que começou com vendas de pequenos itens de jardins para conhecidos próximos, atualmente comercializa cactos e suculentas para todo país. “Nossos produtos chegam aos clientes de diversas formas diferentes. No Pará, estado onde vendemos bastante, a logística de entrega passa por avião, ônibus e barco.”

Arranjo confeccionado para o canal (Foto: arquivo pessoal)

Os cactos e suculentas que são enviados para os clientes recebem um cuidado muito especial antes da entrega. O casal faz questão de cuidar para embalarem de forma segura. “No começo, eu não acreditava nas vendas das plantas, achava que poderia chegar em mau estado para os clientes, mas fomos achando formas de adequar os envios”, explicou Fabi. Com o passar do tempo, os dois desenvolveram a técnica de embalar os produtos sem terra e em algodão específico. Deste modo, as plantas percorrem os mais diversos caminhos dentro do país em bom estado.

“Se force a sair da zona de conforto: tudo na vida é um aprendizado”