Canguçu, quinta-feira, 25 de abril de 2024
Menu

VÍDEO: Relembre como era a Festa do Colono e Motorista antigamente

O Senhor Teobaldo Henke é avô do aluno Dener Henke da Escola Municipal Carlos Moreira, Teobaldo,morador da Favila, 1º Distrito de Canguçu vai nos contar nesse  vídeo como eram as Festas do Colono e Motorista antigamente.Vamos ouvir quem vivenciou na época as Antigas Festas do Colono e Motorista no Município de Canguçu. Ele nos conta que […]


O Senhor Teobaldo Henke é avô do aluno Dener Henke da Escola Municipal Carlos Moreira,
Teobaldo,morador da Favila, 1º Distrito de Canguçu vai nos contar nesse  vídeo como eram as Festas do Colono e Motorista antigamente.

Vamos ouvir quem vivenciou na época as Antigas Festas do Colono e Motorista no Município de Canguçu.

 Ele nos conta que antigamente a Festa no Município de Canguçu não era como os dias de hoje. Leia em Português:

Hoje as festas do colono são um negócio com fins lucrativos e cada um realiza a sua festa. Antigamente, havia uma “comissão, um presidente, vice-presidente e conselheiros”. O primeiro Presidente que me lembro foi Osmar Krause, foi presidente por muitos anos. Primeiro havia o Baile de Escolha da Rainha e Princesas da Festa do Colono e no Dia 25 de Julho era realizada a Festa.

O dinheiro era administrado pela comissão, eles tinham um “caixa” espécie de poupança com o objetivo de juntar o dinheiro para construir o “Monumento do Colono”. Esse Monumento foi feito em Canguçu na Avenida 21 de Abril, na entrada da cidade, por onde chegaram imigrantes que vieram da Alemanha.

As pessoas que vieram para cá tinham que trabalhar com enxadas, foices e machados, era só o que tinham para trabalhar, roçavam o mato, construíam galpões e cobriam com galhos de palmas. Os meus avós e os irmãos deles vieram da Alemanha, compraram terras e construíram galpões no mato e assim começaram a vida. – Conta o senhor Teobaldo Henke

Agora assista ao vídeo do depoimento relatado em Pomerano por Teobaldo Henke: