Canguçu, domingo, 5 de maio de 2024
Menu

Sabores de Canguçu: conheça 5 fatos sobre a culinária do município

Abrir a panela, sentir aquele vapor da comida feita na hora, aquele calor no rosto o cheiro que já antecipa o paladar, as lembranças que os cheiros e sabores nos trazem, é possível até sentir todo o carinho empregado pela cozinheira no preparo. É, comida tem o poder de despertar sensações em todos nossos sentidos.Na […]


Abrir a panela, sentir aquele vapor da comida feita na hora, aquele calor no rosto o cheiro que já antecipa o paladar, as lembranças que os cheiros e sabores nos trazem, é possível até sentir todo o carinho empregado pela cozinheira no preparo. É, comida tem o poder de despertar sensações em todos nossos sentidos.

Foto: Prefeitura

Na Capital da Agricultura Familiar tu não podes esperar menos do que uma experiência gastronômica única, o alimento cultivado de forma orgânica aplicados nos pratos tradicionais da região, garante ao paladar do visitante um sabor totalmente diferente do que até então já foi experimentado.

A cada garfada poderás sentir, o carinho e a dedicação de cada agricultor responsável pelo cultivo do alimento.

Fato 1: Feiras da Agricultura Familiar

Na Capital da Agricultura Familiar tu não pode deixar de passar em uma das muitas feiras municipais e comprar aqueles produtinhos de nossos agricultores. As feiras estão espalhadas pela cidade, de segunda à sexta, em locais diferentes, com produtos e produtores diferentes, mais que uma experiência gastronômica é um retrato da cultura local. Uma conversa com o produtor e o alimento ganha ainda mais sabor.

Foto: Liziane Stoelben / Canguçu Online

Fato 2: Pratos típicos

A cultura diversa local deu aos pratos uma mistura de sabores, vamos dos pratos típicos da culinária gaúcha, até nossos descendentes pomeranos e quilombolas. Os sabores das culturas se misturam na gastronomia local.

Os gaúchos são os especialistas em churrasco, experimentar o prato vai além de uma experiência gastronômica é participar da cultura, conhecer e entender o comportamento do gaúcho, aqui você pode experimentar o costelão feito ao fogo de chão, durante o preparo desfrute do chimarrão e de uma boa roda de causos.

Foto: Prefeitura

Ainda no almoço típico encontramos o carreteiro de rés ou de carne de ovelha, ambos agradam ao paladar de quem passa por aqui. E se a gente te contar que a linguiça de ovelha é uma iguaria das mais diferentes e saborosas que tu vais encontrar aqui?

Dos pomeranos tu encontras o mocotó, um prato local e que tu poderás desfrutar as mais variadas receitas, aqui cada comunidade tem a sua receita de mocotó, uma espécie de sopa, ideal para os dias mais frios. Ainda vindo das comunidades pomeranas, o rivelback, um bolinho de batata que além de acompanhar a comida é um perfeito aperitivo.

Dos quilombolas temos a saborosa canjiquinha temperada com temperos caseiros e servida normalmente com carne de porco, a iguaria é uma das mais consumidas pelo interior do município.

Mas não saia daqui sem tomar um saboroso café preto com pão com torresmo e roda de carreta.

Conhecer a gastronomia local e viver a cultura de um povo.

Fato 3: Produtos coloniais

Nossa terra é dotada de mãos de fada que transformam a matéria prima em biscoitos, bolachas, schmier e ambrosias. Encontradas facilmente nas feiras ou nos pequenos comércios locais.

Foto: Liziane Stoelben / Canguçu Online

Fato 4: Sucos e Geleias Naturais

A propriedade Vida na Terra se destaca em Canguçu por oferecer sucos e geleias 100% orgânicos produzidos e transformados na própria propriedade. A variedades de sabores vão desde os tradicionais como, uva, goiaba, pêssego… até os sabores exóticos nativos da região araçá, butiá e guabirova.

Foto: Prefeitura

O sabor do alimento 100% natural chega até a causar estranhamento naquele que o experimenta pela primeira vez, mas com certeza uma experiência para a vida toda.

Fato 5: Azeites

Aqui você encontra azeites extra virgem premiados internacionalmente das empresas Verde Louro, Capolivo e Pecora Nera. Com fama nacional e internacional os produtores encontraram em Canguçu a terra fértil para o plantio das suas oliveiras que vem garantindo um sabor único aos produtos.

Foto: Liziane Stoelben / Canguçu Online

Aqui você encontra os Olivais da Serra dos Tapes. Canguçu possui a maior área de oliveiras plantadas no estado, desta produção três empresas já se destacam na produção e mais empresas já estão avançando no plantio para em breve iniciar suas produções locais.

Fonte: Prefeitura