Canguçu, domingo, 28 de abril de 2024
Menu

Orgulho: Primeiro aluno com deficiência auditiva da rede municipal de Canguçu é aprovado no IFSUL

Rafael Helbig completou o ensino fundamental na EMEF Dom Pedro II em 2022 e já irá ingressar no IFSUL neste ano.


Canguçu tem mais um jovem que é motivo de orgulho: o estudante Rafael Helbig, que tem deficiência auditiva e vindo do ensino público municipal, é o primeiro aluno surdo a ser aprovado no vestibular do Instituto Federal Sul-riograndense (IFSUL). Rafael completou o ensino fundamental na EMEF Dom Pedro II em 2022 e irá iniciar os estudos no IFSUL em 2023.

Desde os 8 anos de idade ele teve total apoio da família e da equipe do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no setor de otorrinolaringologia. Rafael realizou o procedimento de Implante Coclear com ótimos resultados e continua evoluindo, principalmente no processo de oralização. A família tem uma ótima comunicação com ele.

Durante o processo da vida escolar, contou com o apoio da professora Cristina Ribeiro, com quem iniciou o aprendizado em Libras. Deu continuidade ao estudo com a professora Sabrina Pôrto Rego e demais profissionais da EMEF Dom Pedro II. A instituição sempre esteve de portas abertas e as professoras não mediram esforços para a evolução e aprendizado de Rafael. Atualmente, ele possui um ótimo desenvolvimento tanto na oralização quanto no aprendizado da Língua de Sinais.