Canguçu, domingo, 28 de abril de 2024
Menu

Já conhece as versões da denominação de Canguçu?

Desde pequenos, apendemos aspectos da cultura e história de Canguçu. Mas você sabe as versões e o porquê o município tem esse nome? O Canguçu Online separou informações para sanar dúvidas como essa.Denominação CanguçuApesar de várias teorias a cerca do nome do município se sabe que sua origem é indígena, o que variam são as […]


Desde pequenos, apendemos aspectos da cultura e história de Canguçu. Mas você sabe as versões e o porquê o município tem esse nome? O Canguçu Online separou informações para sanar dúvidas como essa.

Denominação Canguçu

Apesar de várias teorias a cerca do nome do município se sabe que sua origem é indígena, o que variam são as interpretações a cerca do significado, podemos destacar as duas interpretações sustentadas pelos historiadores:

1ª – A denominação de Canguçu deriva da palavra indígena Caa-Guassu, significando mata grande ou mato grosso, foi denominada assim em alusão a milenar mata grande que encobriu a primitiva encosta da Serra dos Tapes para a Lagoa dos Patos.

2ª – A denominação deriva da palavra Can-Assu ou Cangka-assú que significa cabeça grande, saliência alta. Expressão aplicada pelos índios Tapes ao cerro grande e alto que eles habitavam. Mais tarde foi constatado que essa expressão era usada também pelos bugres com o mesmo significado acrescido de vento forte, lugar onde tem vento constante.