Canguçu, sábado, 20 de abril de 2024
Menu

Iniciativa de criação do Museu Pomerano recebe reconhecimento em Canguçu

O Museu Pomerano surgiu a partir de um projeto desenvolvido em uma escola de Canguçu, Escola Carlos Soares, localizada na Nova Gonçalves, 2º distrito. A iniciativa da professora Patrícia Kern, apoiada pelos colegas e alunos da instituição começou a reunir diversos objetos que remetessem ao formato de vida do povo pomerano. Foram arrecadadas doações de […]


O Museu Pomerano surgiu a partir de um projeto desenvolvido em uma escola de Canguçu, Escola Carlos Soares, localizada na Nova Gonçalves, 2º distrito. A iniciativa da professora Patrícia Kern, apoiada pelos colegas e alunos da instituição começou a reunir diversos objetos que remetessem ao formato de vida do povo pomerano. Foram arrecadadas doações de diversos itens que inicialmente foram alocados na biblioteca.

Patrícia será homenageada pela Câmara Municipal (Foto: arquivo pessoal)

A idealizadora do museu, Patrícia Griep Kern, também de origem pomerana, é natural do município e vem se destacando pelos trabalhos desenvolvidos na preservação da cultura pomerana. Kern possuí protagonismo em diversas iniciativas que junto à comunidade da região, entre elas, o cuidado deste espaço que possibilitou a promoção do resgate da história, cultura e tradição pomerana.

Pelo trabalho desenvolvido, a educadora será homenageada pela Câmara Municipal de Vereadores de Canguçu, no final deste ano, com uma honraria em seu nome, homenagem de autoria do vereador Cesar Madrid (Progressista).“A professora realiza um brilhante trabalho na área educacional e cultural, em especial na valorização da cultura pomerana”, destaca o parlamentar.

Alunos atuantes 

Aos poucos o projeto se expandiu, os objetos ganharam duas salas de exposição, os estudantes começaram a participar nas catalogações e ensinar os demais que estavam entrando. Os estudantes do 8° ano auxiliavam os demais do 6° e 7° ano a entenderem sobre a cultura e conservarem os objetos.

O processo inicial foi acompanhado por uma museóloga da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que atuava na conservação e catalogação dos itens. Parado pela pandemia, o museu está sendo adaptado para receber novamente os visitantes.

Valorização da cultura Pomerana

Canguçu, ao lado de São Lourenço dos Sul, é um dos principais municípios brasileiros colonizados pelo povo pomerano, já sendo reconhecido em estudos e projetos de pesquisas científicas. Além do Museu Pomerano de Canguçu, outras ações já foram realizadas pela valorização desta cultura, entre elas, o município possui a língua pomerana presente nas grades curriculares de algumas escolas.

“Precisamos valorizar nossa cultura, mostrar o quanto é grandiosa e bonita. Lembrar dos desafios que os nossos antepassados passaram para que os pomeranos de hoje tivessem melhores condições de vida”, reforçou a professora.