Canguçu, domingo, 28 de abril de 2024
Menu

Histórias de Canguçu: conheça 5 fatos sobre o município

Confira 5 momentos
Histórias de Canguçu: conheça 5 fatos sobre o município


Canguçu ou Serra dos Tape possuí diversas histórias ao longo de seus tantos aniversários. Confira a lista que o Canguçu Online separou com 5 diferentes fatos sobre a Princesa dos Tapes.

Outras Histórias de Canguçu

  • Cerro da Liberdade

Ao lado da sede do Esporte Clube Cruzeiro, rumo norte, existia um cerro, hoje demolido, que recebeu o nome de Cerro da Liberdade. Este cerro ficou na história de Canguçu porque, neste local foi dada a liberdade a duas meninas escravas.

Procissão no Centenário de Freguesia de Canguçu e criação da Paróquia, imagem de 31/01/1912 (Foto: acervo Jameson Hernandes)

Em 1870, por ocasião do retorno dos filhos de Canguçu da Guerra do Paraguai, foi feita uma homenagem com a alforria de duas escravas Elvira e Maria Conceição. A cerimônia foi realizada ao ar livre sobre um cerro, junto à cidade, que desde então, passou a denominar-se “Cerro da Liberdade”.

Eventos anuais contavam com desfiles de crianças e adultos (Foto: reprodução Prati)

 

  • Real Feitoria do Linho Cânhamo

Instalaram-se a mando do Marquês de Pombal, Primeiro Ministro do Império de Portugal as Reais Feitorias do Linho Canhamo, que funcionavam como uma “estatal portuguesa”, contando com grande número de escravos africanos, e produzia linho cânhamo, matéria prima para velas e cordéis dos navios.

Foto: reprodução Prati

 

Alguns afirmam que foi inicialmente (1783) foi instalada em Canguçu Velho (que hoje abrange partes de Canguçu, Pelotas e Turuçu). Outros afirmam que foi na chamada Ilha da Feitoria, próximo a Pelotas. Entretanto, os produtos eram escoados pela Lagoa dos Patos em por um porto localizado no Arroio Corrientes ou na Ilha da Feitoria.

Foto: reprodução Prati
  • Princípio de tudo

A história do município começa quase 300 anos depois da colonização do Brasil, em 1800 na localidade conhecida, hoje, como Canguçu Velho, no 1º distrito. Os primeiros habitantes de Canguçu foram os Índios Tapes.

Foto: divulgação Estações Ferroviárias do Brasil

 

  • Rincão do Canguçu

De acordo com o livro de Coronel Genes Bento, o Rincão do Canguçu era o terreno em frente à Lagoa dos Patos e que se estendia até as imediações da cidade de Canguçu atual, entre os arroios Correntes e Grande (ex-das Pedras).

Foto: reprodução Fotos Antigas RS
  • Ilha de Canguçu

Bento afirma que a hoje conhecida como Ilha da Feitoria (que um dia chamou-se Ilha de Canguçu) estava fora desse levantamento onde teria funcionado a Real Feitoria. Assim, a sede da Feitoria teria funcionado no ponto mais alto do Rincão do Canguçu, local que passou a ser conhecido como Canguçu Velho, a partir de 1800.

Foto: reprodução Pássaros e Hobbies Legais

Fonte: Acervo Prefeitura e Biblioteca Municipal