Canguçu, sexta-feira, 19 de abril de 2024
Menu

Cápsula do Tempo: iniciativa do PRODEL irá guardar registros de Canguçu a serem abertos daqui a 20 anos

O Programa de Desenvolvimento Econômico e Local de Canguçu (PRODEL) está instalado no município há cerca de dois anos para implementar práticas de gestão que envolvem diferentes setores da comunidade. As ações são organizadas e realizadas com um planejamento estratégico de longo prazo.Entre as atividades já implementadas até o momento estão o desenvolvimento do turismo […]


O Programa de Desenvolvimento Econômico e Local de Canguçu (PRODEL) está instalado no município há cerca de dois anos para implementar práticas de gestão que envolvem diferentes setores da comunidade. As ações são organizadas e realizadas com um planejamento estratégico de longo prazo.

Entre as atividades já implementadas até o momento estão o desenvolvimento do turismo de Canguçu e a “Cápsula do Tempo”, que irá coletar materiais como fotos, textos, recortes de jornais a serem abertos daqui 20 anos. As entidades, escolas e comunidade em geral poderão contribuir com a iniciativa.

Foto: divulgação Prodel

Qual a logística da Cápsula do Tempo?

A cápsula traz a mensagem “deixe sua mensagem para o futuro”, e foi pensada para que de forma intencional tivesse sua construção coletiva, sendo possível contribuir com o processo que ocorrerá com diversas paradas em pontos estratégicos até o fechamento. Neste momento, todo material coletado será adicionado e lacrado, dentro da cápsula, e, em 2040, será realizada a abertura e divulgação à comunidade do que nela foi depositado.

Como é possível participar da Cápsula do Tempo? 

Antes de ser lacrada, os mais de 56 mil canguçuenses terão a chance de ser representados neste processo de construção do conteúdo da cápsula do tempo. A ideia é partilhar e compartilhar a emoção de pensar o município que queremos para 2040.

Sobre o PRODEL

Em que as ações realizadas pelo PRODEL poderão contribuir com Canguçu?

A ideia do programa dentro do município é ampliar a capacidade econômica, gerando mais empregos e fortalecendo as relações entre o setor público e o privado. Além de melhorar a qualidade de vida da comunidade canguçuense como um todo.

Foto: Juarez Tabim Parode

Como o programa é desenvolvido e organizado no município? 

Através de reuniões são pensadas, discutidas e implementadas estratégias de planejamento para Canguçu hoje e daqui a 20 anos. Os membros do programa realizam discussões com o objetivo de definir ações a médio, curto e longo prazo, para o desenvolvimento econômico e local do município de Canguçu.

Evento de cicloturismo realizado pelo programa e parceiros (Foto: Liziane Stoelben / Canguçu Online)

Para facilitar a logística de trabalho foram definidas equipes que irão atuar em cinco câmaras técnicas e um conselho que organiza e planeja as ações desenvolvidas nas câmaras técnicas e efetiva a atualização do Regimento Interno do programa.

Qual a finalidade das câmaras técnicas? 

Todos os canguçuenses podem participar das câmaras técnicas, através das páginas do programa ou com Sandra Soares, agente de articulação do Prodel.

Câmara de Agricultura: busca o incentivo a agroindústrias de processamento de alimentos e estudar e investir em medidas que minimizem os efeitos da estiagem.

Câmara de Turismo: busca confecção de material de divulgação do turismo, estudo de sinalizações turísticas, criação de um roteiro de cicloturismo, ampliação e consolidação da Rota de Turismo Rural, construção de um Roteiro de Cavalgada e ações para o turismo durante a pandemia.

Arquivo eventos PRODEL (Foto: Douglas Coelho/ Canguçu Online).

Câmara de Comunicação: busca dar continuidade ao plano de comunicação e ao mapa estratégico de desenvolvimento.

Câmara de Educação: desenvolvem a metodologia do Projeto Escola no campo empreendedorismo escolar e implementam ações que contribuam com educação durante a pandemia.

Câmara de desburocratização: busca conhecimentos sobre os impactos econômicos relacionados ao crescimento vegetativo da folha e ao sistema previdenciário, atualização do Plano Diretor e investimento no estudo técnico de saneamento.

Foto: Juarez Tabim Parode