Canguçu, sexta-feira, 19 de abril de 2024
Menu

Canguçuense Thairone Dorneles apresentará “Histórias da Vó Selma” na programação do 1º Guirii – Festival Amazônico de Contação de História

Estreia nesse domingo (21), às 16h no canal da Fada Inad no YouTube “A Lenda da Vitória Régia – Histórias da Vó Selma”, mais uma obra audiovisual assinada pelo ator e dramaturgo canguçuense Thairone Dorneles. A obra que está entre as 25 selecionadas de todo o Brasil, tem como plano de fundo uma aldeia localizada […]


Estreia nesse domingo (21), às 16h no canal da Fada Inad no YouTube “A Lenda da Vitória Régia – Histórias da Vó Selma”, mais uma obra audiovisual assinada pelo ator e dramaturgo canguçuense Thairone Dorneles. A obra que está entre as 25 selecionadas de todo o Brasil, tem como plano de fundo uma aldeia localizada próximo ao Rio Amazonas e retrata uma história bastante popular entre os povos da região amazônica.

 

De acordo com o assessor de imprensa do Festival, Janio Gonçalves, o 1º Guirii – Festival Amazônico de Contação de História, que ocorrerá de 20 (Dia do Contador de História) a 24 de março de 2021, tem como objetivo proporcionar conteúdo artístico e cultural de qualidade para as crianças; propagar a cultura Amazônica e a arte de contar história em todo país; gerar visibilidade nacional para os artistas da Região Amazônica; levar ao público contações de histórias que promovam a conscientização à preservação do meio ambiente, o respeito à diversidade identitária, o acesso ao pluralismo cultural e o contato com a ludicidade; além de também promover ações formativas com especialistas em contação de história. O Festival será transmitido Ao Vivo, através do youtube.com/fadainad.

 

Segundo o canguçuense Thairone, produtor do Canal Professor Arteiro no YouTube, o quadro de contação de histórias, protagonizado pela Vó Selma (personagem interpretada por Thairone) tem como objetivo o resgate e a valorização da cultura literária popular, através de releituras de contos e lendas passados de geração em geração.

As obras mesclam elementos de diferentes setores artísticos como teatro, literatura, cinema, música e artes visuais.

“A Lenda da Vitória Régia” foi produzida especialmente para participar da seletiva do festival, que contou com 266 inscrições de 23 estados além do Distrito Federal.

“Além da sonoplastia e direção de áudio do músico e compositor Gustavo Baldi, que integra a equipe do canal, essa obra contou com duas grandes colaborações. Dividindo o elenco comigo está minha irmã Thaiohana Dorneles, que interpretou a protagonista Naiá e também que integrou a equipe de cenografia da obra, além da parceria valorosa dos músicos e compositores Wilson Paim e Salvador Lamberty que gentilmente permitiram que a composição “Vitória Régia” por eles assinada, fosse regravada pelo elenco para ser a trilha sonora principal da obra.” Relata Dorneles.

 

A transmissão do dia 21 que ocorrerá no canal da Produtora Fada Inad, organizadora do festival, terá a seguinte programação:

 

Apresentação – 16h às 17h (horário de Brasília)
1- O Sonho da Tartaruga – Edivaldo Batista (CE)
2- O Pássaro – Bianca Barboza (RJ)
3- O Pequeno Pescador – Lilian Moraes (SP)
4- A Criação da Noite – Kaline Leigue (RO)
5- Histórias da Vó Selma: A Lenda da Vitória Régia – Thairone Dorneles (RS)

Ação formativa – 18h às 19h (horário de Brasília)

Entrevista “A História de um Contador de Histórias” – com Karla Martins (AC)

 

O 1º Guirii – Festival Amazônico de Contação de História foi beneficiado pela Lei Federal Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (Sejucel), pelo edital 1ª Edição Pacaás Novos (Nº 80/2020/SEJUCEL-CODEC).

Quem não conseguir acompanhar a transmissão ao vivo de “A Lenda da Vitória Régia – Histórias da Vó Selma”, poderá conferir a obra que será publicada posteriormente ao término do festival, no canal Professor Arteiro no YouTube, no endereço youtube.com/c/ProfessorArteiro

SINOPSE:

Em uma aldeia próxima ao rio Amazonas, uma jovem indigena chamada Naiá passava as noites em claro, contemplando a beleza da lua Jaci. Jaci, por sua vez, gostava de chamar as moças mais belas para enfeitar o céu à sua volta, transformando-as em brilhantes estrelas. Apesar de poder perder a forma humana, Naiá estava disposta a fazer o que fosse preciso para ficar mais perto de seu grande amor.

 

FICHA TÉCNICA:

Elenco: Thaiohana Dorneles e Thairone Dorneles
Dramaturgia: Thairone Dorneles
Trilha Sonora e Direção de Áudio: Gustavo Baldi
Figurino: Rosane Silva e Thairone Dorneles
Cenografia: Thaiohana Dorneles e Thairone Dorneles
Direção e Edição: Thairone Dorneles
Música “Vitória Régia” – Compositores: Wilsom Paim e Salvador Lamberty

 

O quê:
“A Lenda da Vitória Régia – Histórias da Vó Selma”

 

Quando:
Domingo (21) às 16h

 

Onde:
No canal da Fada Inad no YouTube
youtube.com/fadainad

Quer receber todas as notícias na palma da sua mão? Entre no grupo de WhatsApp do Canguçu Online.