www.cangucuonline.com.br

Publicidade

Canguçu comemora 164 anos: conheça as perspectivas e desafios na área da saúde, desenvolvimento e economia

Neste domingo (27), Canguçu comemora 164 anos de história. Uma terra de pessoas fortes e batalhadoras, que fazem de seus limites recomeço. Neste ano, a data foi marcada por vivências atípicas, reformulações de expectativas e diversas vivências comunitárias.

Seguir disponibilizando à comunidade equipes de atendimento continuam sendo um dos maiores esforços do município. Isso porque a intensificação no números de positivados com coronavírus precisou de adaptações, como um Pronto Atendimento totalmente voltado ao atendimento de síndromes gripais.


Economia e desenvolvimento

Vista do centro da cidade, onde existe uma grande concentração de empreendimentos (Foto: Dieiçon Ribeiro)

A pandemia de covid-19 impactou a vida de milhões de pessoas no mundo todo e em Canguçu não foi diferente. A busca por solucionar e inovar neste quesito se tornou para o executivo municipal uma meta que foi dividida em dois principais eixos: continuidade no enfrentamento da pandemia e ações de pós-pandemia.

Pensando em atender demandas como estas, o Poder Executivo vem construindo ações específicas para o enfrentamento da pandemia de covid-19. Entre outras ações, serão implementados projetos que preveem contemplar atendimento de demandas na área de desenvolvimento econômico e humano.

A Secretaria da Fazenda atua junto à prefeitura realizando registros contábeis, orçamentários e financeiros do município (Foto: Liziane Stoelben / Canguçu Online)

Programas de geração de emprego e renda ainda serão criados. Aos empreendedores que desejam acesso ao crédito, a prefeitura está trabalhando para lançar o Programa Microcrédito. A iniciativa prevê o incentivo aos empreendedores locais que precisam de recursos neste momento de pandemia.

Será renovado o Programa Juro Zero, que possibilita a isenção de juros e multas para aquelas pessoas que não conseguiram pagar seus tributos. Além disso, o município irá participar do programa Cidade Empreendedora, que busca a transformação de políticas estratégicas a fim de fortalecer o comércio local.

O Programa de Desenvolvimento Econômico e Local de Canguçu (PRODEL) vem realizando atividades que visam o desenvolvimento equilibrado da comunidade, incentivando o empreendedorismo local, melhorando as condições de vida dos habitantes e utilizando as instituições públicas e privadas da comunidade como meios de prospecções.

Para isso, um conjunto de projetos de extensão são realizados no município, por meio de cinco câmaras técnicas – nas quais toda população pode fazer parte – e um conselho. Dentre as câmaras técnicas, são elas: agricultura, turismo, comunicação, educação e desburocratização.

Sandra Soares e Erroldisnei Borges, agentes do Programa de Desenvolvimento de Canguçu (Foto: Liziane Stoelben / Canguçu Online)

Educação: as metas atuais desta câmara técnica durante a pandemia consistem em desenvolver metodologias a respeito do Projeto Escola do Campo, Empreendedorismo na Escola e implementar ações que contribuam com educação durante a pandemia.

Desburocratização: esta câmara técnica busca o desenvolvimento de um plano diretor, ampliar conhecimentos a respeito dos impactos econômicos relacionados ao crescimento vegetativo da folha e ao sistema previdenciário e investir no estudo técnico de saneamento.

Turismo: neste momento, os objetivos deste grupo de trabalho consistem na confecção de material de divulgação do turismo, estudo de sinalizações turísticas, inauguração do roteiro de cicloturismo, ampliação e consolidação da Rota de Turismo Rural, construção de um Roteiro de Cavalgada e ações para o turismo durante a pandemia.

Agricultura: as ações previstas para esta câmara consistem no incentivo a agroindústrias de processamento de alimentos e estudar e investir em medidas que minimizem os efeitos da estiagem.

Comunicação: os objetivos desta câmara consistem em dar continuidade ao plano de comunicação e ao mapa estratégico de desenvolvimento.


Saúde

A vacinação é o principal foco de Canguçu neste momento (Foto: Prefeitura Municipal)

O principal desafio da saúde, neste momento, é imunizar a população adulta com a primeira dose contra a covid-19 até 20 setembro. De acordo com o secretário de Saúde, Luciano Bertinetti, a estimativa é vacinar toda população canguçuense até 20 de dezembro, com as duas doses.

Secretário de Saúde Luciano Bertinetti (Foto: arquivo Luciano Zanetti)

Atualmente, os índices das faixas etárias vacinadas vêm se mostrando favoráveis para contenção da covid-19. Para Bertinetti, a esperança de dias melhores está bem próxima. “A vacinação irá nos possibilitar a volta de uma normalidade para o ano de 2022.”


A equipe de reportagem do Canguçu Online saúda toda comunidade canguçuense pela passagem de mais um aniversário do município.

Comentários
Carregando...