Canguçu, terça-feira, 23 de abril de 2024
Menu

Amor de pai e filha: como o sonho do turismo rural de Cléu Ferreira alcançou sua sucessora Talice Ferreira

Unidos pelo contexto familiar, o pai Cléu Ferreira e a filha Talice Ferreira são um dos exemplos em que a ideia de perpetuar sonhos pode ser mais ampla do que parece. Cléu, um dos idealizadores  do turismo rural em Canguçu, pensou desde o começo em como tornar sua propriedade um local ecológico e sustentável. Com […]


Unidos pelo contexto familiar, o pai Cléu Ferreira e a filha Talice Ferreira são um dos exemplos em que a ideia de perpetuar sonhos pode ser mais ampla do que parece. Cléu, um dos idealizadores  do turismo rural em Canguçu, pensou desde o começo em como tornar sua propriedade um local ecológico e sustentável. Com muito estudo e planejamento, criou a Propriedade Vida na Terra.

Família Ferreira (Foto: arquivo pessoal)

O empreendimento da família Ferreira sempre foi um sonho do pai e de sua esposa, Rosemar Borges Ferreira. Unidos, foram encontrando meios de sustentação e utilização do solo de maneira consciente, sem deixar de cuidar das diferentes espécies existentes no local e sem agredir o meio ambiente. Os dois desenvolveram um projeto de vida dentro de casa e a família foi crescendo. Primeiro chegou Moises Borges Ferreira, atualmente acadêmico de Psicologia, e depois Talice Borges Ferreira, que cursa o ensino médio.

Turismo como forma de amor

Inicialmente, Talice via o sonho de seus pais como algo espetacular, bonito e admirável, mas não se encontrava naquele meio. Seu pai lembra que sempre apoiava ela e o irmão em suas decisões. “Nunca quis que meus filhos fizessem o que faço porque eu gosto, mas sempre apoiei suas decisões em fazerem o que eles mesmos gostam”, relembra.

Propriedade Vida na Terra recebe visitantes de diversas localidades (Foto: arquivo pessoal)

O tempo foi moldando algumas coisas e o sonho de desenvolver o turismo rural na Propriedade foi se fortalecendo. A propriedade já possuía todo aparato de sustentabilidade e contemplação necessária para receber os visitantes. Nesse período inicial do turismo rural, Talice decidiu auxiliar o pai na parte de divulgação, criou diversos materiais e ações para as redes sociais do empreendimento. E foi aí que a identificação com o sonho de seu pai se tornou realidade.

“O turismo representa uma forma de amor. A partir de uma união de sonhos construímos um destino turístico”, lembra Talice.

Os negócios foram se expandindo, as visitações começaram e cada vez mais Talice foi se envolvendo e ampliando sua atuação. Quando se deram conta, os moradores da Coxilha dos Silveiras, no 1º distrito, já possuíam uma das melhores opções turísticas do município. Mas com a chegada da pandemia, adaptações foram necessárias, e a comercialização da produção da Vida na Terra passou a ser o foco.

Foto: arquivo pessoal

Atualmente, o sonho de Cléu vem sendo construído junto de sua filha que pretende prestar vestibular para o curso de Bacharel em Turismo. Juntos, pretendem desenvolver cada vez mais o empreendimento, Talice vai continuar atuando na administração da Propriedade e Cléu, na parte prática, sempre em busca de novidades e prezando pela harmonia entre o ser humano e a natureza.

A relação de pais e filha

Um dos momentos mais difíceis enfrentado pelos dois foi quando Talice tinha 8 anos, e Cléu sofreu um infarto. Ele se recuperou bem, mas precisou readaptar sua vida para cuidar da saúde. Neste período, Talice foi fortemente afetada pela situação do pai, que foi melhorando gradualmente e os dois foram se aproximando cada vez mais.

As personalidades de Talice e Cléu são muito parecidas. Ambos são comunicativos, gostam de auxiliar as pessoas, são prestativos e companheiros. Conforme conta Talice, a relação próxima entre os dois veio de berço. “Desde pequena, já tinha uma relação forte com meu pai, lembro que com meus oito anos meu pai trabalhava fora, mas nossa relação já era muito presente”, conta.

Foto: Liziane Stoelben / Canguçu Online

O pai descreve a filha como uma mulher forte, que nunca o decepcionou, lutadora, que busca pelos seus objetivos até alcançá-los. “Ela é muito batalhadora, está sempre lutando pela sua autonomia.” Já a filha, descreve o pai como um suporte de vida. “Meu pai é minha âncora, meu orgulho, representa tudo que eu mais admiro.”

O amor entre pai e filha chama a atenção por onde quer que passem. Entre tantas, eis uma história de amor emocionante de um pai e uma filha. E não é segredo para ninguém o quanto os dois combinam, se amam e se protegem. Pode parecer clichê, mas demonstrações como essas não acontecem por toda parte. Nesse Dia dos Pais, a reportagem do Canguçu Online selecionou esta história para lembrar de reforçar o abraço para quem representa tamanha força dentro de uma família.